A CRIAÇÃO DO CAMPUS GRAJAÚ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UTOPIA OU REALIDADE?

  • Arizonete da Silva Nascimento Bezerra Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Josenildo de Jesus Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Neste artigo, apresenta-se o percurso de criação e implantação do Campus da
Universidade Federal do Maranhão, no município de Grajaú, em interface com a
dinâmica da expansão do ensino superior no Brasil e no Maranhão. Para tanto, se fez a
revisão bibliográfica deste tema e, em particular, a história deste Campus com base na
metodologia de trabalho orientada pelo do campo da História Oral coletando-se relatos
orais de pessoas envolvidas neste processo. Em seguida, tratou-se do Programa de
Formação de Professores – PARFOR, desenvolvido pela UFMA e que contemplou a
município de Grajaú com uma turma de História e outras de modalidades de
Licenciatura diferenciadas. Assim, se compreende que a reflexão aqui apresentada se
reveste de uma importância singular por documentar as nuances relativas à gênese do
ensino superior no município de Grajaú considerando-o como uma demanda que a
muito tempo era perspectivada pela sociedade grajauense para além de uma utopia.

Biografia do Autor

Arizonete da Silva Nascimento Bezerra, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Licenciada em História pela Universidade Federal do Maranhão-PARFOR, atuando na
Educação Básica do Município de Grajaú-MA.

Josenildo de Jesus Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Associado III do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação História e
Conexões Atlânticas (PPGHIS) da Universidade Federal do Maranhão. http://orcid.org/0000-0001-5327-
3879 http://lattes.cnpq.br/9341633651001873. Email jj.pereira@ufma.br

Referências

ANDRÉS, Aparecida. Expansão da educação superior sob os planos nacionais da
educação: expectativas, fatos e perspectivas. Brasília: Câmara dos Deputados, 2017.
Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/estudos-e-notas-
tecnicas/publicacoes-da-consultoria-legislativa/areas-da-conle/tema11/expansao-da-
educacao-superior-sob-os-planos-nacionais-da-educacao-expectativas-fatos-e-
perspectivas_aparecida-andres>. Acesso em 14 nov. 2019.
BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a
Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de
colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e
da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando
a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm>.
Acesso em: 12 nov. 2019.
BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Lei n.º 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do
Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais
Transitórias, e dá outras providências. 1996b. Disponível em:
http://www2.camara.leg.br/legin/ fed/lei/1996/lei-9424-24-dezembro-1996-365371-
norma-pl.html. Acesso em: 03 out. 2019.
CAPES. PARFOR. I Encontro Nacional PARFOR Presencial. Brasília, 2011.
Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor/i-encontro-nacional-
do-parfor>. Acesso em: 10 nov. 2019.
CASTRO, Maria Helena Guimarães. Tendências na educação superior do Brasil.
Brasília: MEC/Inep, out. 2000.
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas: tempos de silêncios e possibilidades
de produção. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v7, n13, p.149-58, ago 2003.
Disponível em:
<https://scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/icse/v7
n13/v7n13a10.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2019.
DAMIS, O. T. Planejamento escolar: expressão técnico-política de sociedade. In:
VEIGA, I. A. (org.) Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996.
MAUÉS, Olgaíses Cabral; CAMARGO, Arlete Maria Monte de. A expansão do ensino
superior, políticas de formação docente e atratividade da carreira. Revista Eletrônica
de Educação, v. 8, n. 1, p.77-91, 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br.
Acessado em: 30 out. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e
criatividade. 29. ed. d. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MORAES, Paulo Henrique de Almeida. Manutenção produtiva total: estudo de caso
em uma empresa automobilística. Taubaté: UNITAU, 2004.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIERA, Lívia Fraga. O trabalho docente na educação
básica no estado do Pará: conhecendo novos docentes e suas condições. In: MAUÉS,
Olgaíses; CAMARGO, Arlete; OLIVEIRA, Dalila; VIEIRA, Lívia. (Orgs.). Trabalho
docente na educação básica: o Pará em questão. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
Relato Oral do Prefeito Municipal de Grajaú Dr. Mercial Arruda, maio- agosto, 2019.
Relato oral da Professora Maria Cristina Torres Ferreira, maio- agosto, 2019
Relato oral do Professor Dr. Allan Kardec Duailibe Barros Filho, maio- agosto, 2019
Relato Oral do Professor Dr. Flávio Dino de Castro e Costa, maio- agosto, 2019
Relato Oral da Professora MS Sandra Maria Barros Alves Melo

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 38 ed. Campinas, SP: Autores Associados,
2006.
Publicado
2023-09-22