AS METODOLOGIAS ATIVAS: PERSPECTIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NO NÍVEL MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ESTREITO – MARANHÃO

  • Edilene de Matos Silva Alves Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Josenildo de Jesus Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Neste artigo apresenta-se os principais conceitos, ferramentas, estratégias das
Metodologias Ativas e a aplicação destas no âmbito das séries do Ensino Médio do
Centro de Ensino João Pereira Martins Neto. Trata-se da problematização de um estudo
de caso realizado na referida escola Estadual, na qual foram aplicados questionários
relativos ao uso de Metodologias Ativas como estratégias facilitadoras e motivadora no
processo de produção do conhecimento. Este estudo demonstrou que o uso desta
estratégia possibilita a ruptura de modelos tradicionais de ensino porque torna o aluno
protagonista do seu aprendizado e propicia diversas habilidades de pensamento como
analisar, interpretar, sintetizar, classificar, comparar e relacionar, além de proporcionar
motivação pro atividade e autonomia em sala de aula, potencializando a aquisição do
saber. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) criam a
necessidade do uso de metodologias ativas nas práticas pedagógicas dos docentes, pois,
a Sala de Aula Invertida aliada ao uso das TDIC pode contribuir nesse processo. Os
resultados aqui apresentados podem auxiliar professores e professoras a repensarem e a
inovarem as suas práticas pedagógicas no contexto do ensino e da aprendizagem, em
sala de aula, na disciplina História e, também, em outras disciplinas.

Biografia do Autor

Edilene de Matos Silva Alves, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Licenciada em História pela Universidade Federal do Maranhão-PARFOR, atuando
na Educação Básica do Município de Estreito. Lattes http://lattes.cnpq.br/1548222672627039.
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4206-0632.

Josenildo de Jesus Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Associado III do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação
História e Conexões Atlânticas (PPGHIS) da Universidade Federal do Maranhão.
http://lattes.cnpq.br/9341633651001873. http://orcid.org/0000-0001-5327-3879. E-mail
jj.pereira@ufma.br

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Publicado
2023-09-22