AS METODOLOGIAS ATIVAS: PERSPECTIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NO NÍVEL MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ESTREITO – MARANHÃO
Resumo
Neste artigo apresenta-se os principais conceitos, ferramentas, estratégias das
Metodologias Ativas e a aplicação destas no âmbito das séries do Ensino Médio do
Centro de Ensino João Pereira Martins Neto. Trata-se da problematização de um estudo
de caso realizado na referida escola Estadual, na qual foram aplicados questionários
relativos ao uso de Metodologias Ativas como estratégias facilitadoras e motivadora no
processo de produção do conhecimento. Este estudo demonstrou que o uso desta
estratégia possibilita a ruptura de modelos tradicionais de ensino porque torna o aluno
protagonista do seu aprendizado e propicia diversas habilidades de pensamento como
analisar, interpretar, sintetizar, classificar, comparar e relacionar, além de proporcionar
motivação pro atividade e autonomia em sala de aula, potencializando a aquisição do
saber. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) criam a
necessidade do uso de metodologias ativas nas práticas pedagógicas dos docentes, pois,
a Sala de Aula Invertida aliada ao uso das TDIC pode contribuir nesse processo. Os
resultados aqui apresentados podem auxiliar professores e professoras a repensarem e a
inovarem as suas práticas pedagógicas no contexto do ensino e da aprendizagem, em
sala de aula, na disciplina História e, também, em outras disciplinas.
Referências
Reunião Nacional da ANPEd, Florianópolis: UFSC, out., 2015. Disponível em:
http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt02-4216.pdf. Acesso em:
14/07/2019.
BRASIL. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica.
Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, DICEI. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica2013-
pdf/file. Acesso em 11/09/2019.
FIALHO, Nadia. Anísio Teixeira palavra e luz. Revista da Bahia. Salvador, v.32, n.31,
jul. 2000. p.38-53. Disponível em
http://www.prossiga.br/anisioteixeira/fran/artigos/fialho.htm, acesso em 25 de Jul 2019.
FREIRE, P. (1997). Pedagogia do oprimido. São Paulo, SP: Paz e Terra.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSPER. (2017). Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de
jovens. Disponível em: http://gesta.org.br/wp-
content/uploads/2017/09/Pol%C3%ADticas- 14 p%C3%BAblicas-para-a-
redu%C3%A7%C3%A3o-do-abandono-e-evas%C3%A3oescolar-de-jovens.pdf.
13/09/2019.
Lins, E. C. (2006). Ensino Médio: a dualidade histórica e a legislação educacional
brasileira do século XX. Disponível em:
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS
/E/Edison%20Cardoso%20Lins.pdf. Acesso em 21/09/2019.
MANFREDI, Silvia Maria. Metodologia do ensino: diferentes concepções.
Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1974332/mod_resource/content/1/metodologia
-do-ensino-diferentes-concep%C3%A7%C3%B5es.pdf Acesso em: 15/07/2019.
MATTAR, J. Metodologias Ativas: para a educação presencial, blended e a
distância. 1 ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. IN:
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação
inovadora: Uma abordagem teórico-prática. 2017.
NASCIMENTO, Manoel Nelito M. Ensino médio no Brasil: determinações
históricas. Publ. UEPG Ci. Hum., Ci. Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, Ponta Grossa,
jun. 2007. Disponível em:
www.revistas2.uepg.br/index.php/sociais/article/download/2812/2097. Acesso em:
28/09/2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho
Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo
Hamburgo: Feevale, 2013.
SEFFNER, Fernando. Teoria, metodologia e ensino de História.In: Guazelli, César A.
B. et al. Questões da teoria e metodologia da História. Porto Alegre: Ed.
Universidade/UFRGS, 2000.
SOUSA, Alberione Silva; SILVA, Leomar Gomes Mercedes, JOGOS ESCOLARES
ESTREITENSES: Seus Personagens e sua História. Dissertação de Graduação em
Licenciatura em Educação Física do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão,
IMPERATRIZ - MA, 201
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.