CAPÍTULOS DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NA TERRA BACURIZINHO (GRAJAÚ – MA): UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CONCEPÇÃO DOS PRIMEIROS EDUCADORES

  • Luís Fernando Sousa Rodrigues Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Marize Helena de Campos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O presente capítulo está estruturado em três tópicos. O primeiro, traz
uma abordagem sobre os aspectos da educação dos povos indígenas no
Brasil; o segundo, está voltado para a história da educação dos índios
Tenetehara da terra Indígena Bacurizinho na cidade de Grajaú – MA e o
terceiro, apresenta as entrevistas sobre o percurso da educação indígena na
terra Indígena Bacurizinho a partir das falas dos monitores bilíngues do
passado, que atuavam como educadores nas escolas das aldeias desta área
indígena bem como com os atuais professores bem como de indígenas que
trabalham com a educação indígena nestas aldeias.

Biografia do Autor

Luís Fernando Sousa Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em História pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA – PARFOR – Grajaú,
2020. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8148018945387556 ORCID: https://orcid.org/0009-0006-
7336-1597 E-mail: luiskatu95@gmail.com

Marize Helena de Campos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em História Econômica FFLCH – USP. Docente do Departamento de História da
Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Docente do Programa de Mestrado Profissional
em Ensino de História (ProfHistória) – UFMA. Colaboradora Doutorada do Centro de
Humanidades CHAM/ Universidade Nova de Lisboa – UNL. Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1121119695020091 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9501-6237 E-
mail: marize.campos@ufma.br

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Publicado
2023-09-22