HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE RAIMUNDO ASSUNÇÃO: TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR DE GRAJAÚ – MA
Resumo
O capítulo que aqui se inicia tem como objeto de estudo as “Histórias e
Memórias de Raimundo Assunção: trajetória de um professor de Grajaú – MA”. Seu
conteúdo tem como questão central revisitar a trajetória pessoal e profissional e
apresentar as contribuições do professor Raimundo Assunção no município de
Grajaú, retirando do silêncio e invisibilidade tão importante sujeito histórico e sua
trajetória no campo educacional, cultural, político e social da cidade.
Referências
Fundação Getúlio Vargas, 1990.
ALBERTI. V. Histórias dentro da história. in: PINSKY, Carla Bassanezi. (org.)
Fontes Histórias. São Paulo: Contexto, 2005.
ABRAHÃO, M. H. M. B. Memoriais de formação a (re)significação das
imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação.
Revista Educação. Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172. Maio/ago. 2011.
BRANDÃO, J. L. A justa memória: Paul Ricouer explora as relações
entre memória, história e esquecimento. São Paulo: Folhas de São Paulo, 2001.
BOSI, A. O tempo e os tempos. In: NOVAES, Adauto. (org). Tempo e
História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BUENO, B. O. Pesquisa em colaboração na formação contínua de
professores. In: BUENO, B. O.; CATANI, D. B.; SOUZA, C. P de. (Orgs.). A vida e
Ofício dos Professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em
colaboração. São Paulo: Escrituras Editoras, 1998.
CATANI, D. B. et al. História, memória e autobiografia na pesquisa
educacional e na formação. In: CATANI, D. B. et al. (Orgs.). Docência, Memória e
Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.
DELGADO, L. DE A. N. História oral: memória, tempo, identidade. 2. ed.
Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ERRANTE, A. Mas afinal, a memória é de quem? Histórias Orais e
Modos de Lembrar e Contar. História da Referências Educação/ASPHE, Pelotas:
Ed. da UFPel, n. 8, p. 140-174, 2000.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
JESUS, R. de F. Sobre alguns caminhos trilhados...ou mares navegados...
Hoje, sou professora. In: VASCONCELOS, G. A. N. (Org.). Como me fiz
Professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
14
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica.
4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de Pesquisa. 4ª ed., São
Paulo: Atlas, 1999.
LE GOFF, J. História e Memória. 5. ed. Campinas, São Paulo, 2003.
NÓVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org.).
Vidas de Professores. Colecção Ciências da Educação, v. 4. Porto: Porto Editora,
1992.
OTERO, L. F. História e memória: a problemática da pesquisa. Passo
Fundo: EDUFF, 1998.
PEREIRA, L. M. L. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e
autobiografias. in Revista Brasileira de História Oral, São Paulo: n. 3, jun. 2000.
THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Trad. Lolio Lourenço de
Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
THOMPSON, P. História oral e contemporaneidade. História Oral, n. 5, p.
9-28, 2002.
VASCONCELOS, G. A. N. Puxando um fio. In: VASCONCELOS, G. A. N.
(Org.). Como me fiz Professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.