A INSERÇÃO DOS INDÍGENAS DA ETNIA GUAJAJARA NA UFMA – GRAJAÚ – MA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019

  • Geiza Taina de Sousa Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Marize Helena de de Campos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O capítulo que ora se inicia tem como proposta apresentar o resultado
do estudo sobre a inserção dos indígenas da etnia Guajajara na Universidade
Federal do Maranhão, campus Grajaú – MA entre os anos de 2010 e 2019. Sua
narrativa está estruturada em três tópicos, sendo o primeiro voltado a uma
breve abordagem da história da educação indígena no Brasil e as políticas de
ação afirmativa para educação indígena no Brasil. O segundo tópico traz,
pontuada a política de cotas para alunos indígenas nas universidades
brasileiras. Já no terceiro e último tópico são apresentadas entrevistas com
duas professoras e três alunos indígenas, todos pertencentes a UFMA – Grajaú
– MA. Como resultado deste estudo científico consideramos que, o sistema de
cotas para ingresso de alunos indígenas nas universidades é uma questão de
justiça social, pois, educação superior significa mais oportunidades de
formação social, política e cultural aos acadêmicos indígenas, e, em especial
existe a questão de proposta de melhorias da qualidade do ensino escolar
dentro das escolas indígenas localizadas dentro das aldeias brasileiras, como é
o caso das aldeias localizadas na Terra indígena Bacurizinho, dentro do
município de Grajaú do Maranhão.

Biografia do Autor

Geiza Taina de Sousa Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA – PARFOR – Grajaú,
2020. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6366551616728871 ORCID: https://orcid.org/0009-0001-
7503-3267 E-mail:geizataina07@gmail.com

Marize Helena de de Campos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em História Econômica FFLCH – USP. Docente do Departamento de História da
Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Docente do Programa de Mestrado Profissional
em Ensino de História (ProfHistória) – UFMA. Colaboradora Doutorada do Centro de
Humanidades CHAM/ Universidade Nova de Lisboa – UNL. Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1121119695020091 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9501-6237 E-mail:
marize.campos@ufma.br

Referências

AMARAL, Wagner Roberto do. As trajetórias dos estudantes indígenas nas
universidades estaduais do Paraná: sujeitos e pertencimentos. Tese
Doutorado. Setor de Educação, Universidade federal do Paraná. Curitiba/PR,
2010.
BANIWA, Gersen dos Santos Luciano; HOFFMANN, Maria Barroso; OLIVEIRA,
João Cardoso de. Olhares indígenas contemporâneos. Brasília, DF: Centro
Indígena de Pesquisas, 2010.
BONIN, Lara Tiana. Educação escolar indígena e docência: princípios e
normas na legislação em vigor. In: BERGAMASCHI, Maria Aparecida (Org.).
Povos indígenas e educação. Porto Alegre: Mediação, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional, 1996.
BRASIL. Constituição Federal. Diário Oficial da União, 1988.
FERREIRA, Andrey Cordeiro. Tutela e residência indígena. São Paulo: Editora
da Universidade de São Paulo, 2007.
FUNAI. http://www.funai.gov.br/index.php/a-funai
JARA, Iaci da Costa. Sobrecarga dos trabalhadores da educação através do
PARFOR/UFMA. São Luís, 2014. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccil_03/leis/L9394 estudo virtual feito no dia 5 de
outubro de 2019.
LIMA, Antônio Carlos de Souza. Povos indígenas e ações afirmativas: as
cotas bastam? In: Opinião N. Rio de Janeiro, setembro de 2012. Disponível
em:http://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/estudos/indigena_censo2010.
pdf estudo virtual feito no dia 5 de outubro de 2019.

LUCIANO, Gersem dos Santos. Educação para manejo e Domesticação do
Mundo entre a Escola Ideal e a Escola Real. Tese de doutorado em
Antropologia Social da Universidade de Brasília. Brasília, 2011.
Ministério da Educação. Educação Escolar Indígena: diversidade
sociocultural indígena ressignificando a escola. Brasília: MEC/SECAD,
2007.
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/6695/1/2013_JoaoVitorDeFariasFurtadoEFre
ire.pdf Estudo virtual feito no dia 5 de outubro de 2019.
NOVAK, Maria Simone Jacomini. Política de ação afirmativa: inserção dos
indígenas nas Universidades Públicas Paranaenses. Dissertação de
Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual
de Maringá/PR, 2007.
PALATINO, Mariana. Um mapeamento das ações afirmativas voltadas aos
povos indígenas no ensino superior. In: BERGAMASCHI, Maria Aparecida;
NABARRO, Edilson; BENITES, Andréa (Orgs.). Estudantes indígenas no Ensino
Superior, uma abordagem a partir da experiência na UFRGS. Porto Alegre –
RS, Ed UFRGS, 2013.
PEREIRA, Cícero Valdiêr. Política de acaso e permanência de estudantes
indígenas na universidade: avaliação da política de cotas da Universidade
Federal do Tocantins (UFT). Dissertação de Mestrado Profissional em
Avaliação de Políticas Públicas. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza/CE,
2011.
Publicado
2023-09-22