PESQUISA EM HISTÓRIA: FATOS E MEMÓRIAS DA PRIMEIRA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA
Resumo
O capítulo busca perceber o presente por meio do entendimento do passado e sua
projeção para o futuro, considerando a relação entre a história e a cultura. Apresenta a
educação básica como alvo de discussões e ações por grupos com interesses
antagônicos, resultando na primeira Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional
em 1961. Aborda como no Estado do Maranhão, a reconstrução da história da educação
pública é desafiadora devido às múltiplas transformações políticas, econômicas, sociais
e culturais. Conhecer a trajetória educacional da primeira escola construída em Grajaú,
os pioneiros da educação básica da cidade e a influência da educação tradicional e dos
costumes populares. A pesquisa se apoia em fontes históricas como documentos,
registros fotográficos e relatos orais de ex-alunos e ex-professores. Enfatiza que a
recuperação da memória da fundação da escola a partir dos relatos orais, é importante
para valorizar as fontes documentais e registrar a história do município. Reflete sobre a
influência da escola e do sistema de ensino da época na educação atual de Grajaú.
Referências
ALVES, L. A. M. História da Educação – uma introdução. Faculdade de Letras da
Universidade do Porto. Biblioteca Digital, 2012.
AQUINO, M. J. F. de M. Organização e imprensa estudantil no Col[egio de São Luiz e
Liceu Maranhense: processo de formação de uma elite letrada (1949-1958). Dissertação
(Educação: História, Política, Sociedade) Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo. 2016.
BARBOSA, J. C. “PELA HORA DA MORTE”: Os efeitos da Segunda Guerra Mundial
no custo de vida em São Luís. São Luís, 2005. Monografia (Bacharelado) –
Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),
BARROS, J. D’ A. História e memória – uma relação na confluência entre tempo e
espaço. 2009.
BICA, A. C. A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: caminhos, etapas e
escolhas no trabalho do historiador. 2012.
CASTRO, C. A. A legislação como fonte para a História da Instrução Primária
Maranhense.Cadernos de História da Educação, v.16, n.1, p.30-44, 2017.
COSENTINO, M. C. A memória coletiva e a construção da identidade em famílias da
Sociedade Israelita de Ribeirão Preto (Dissertação, Mestre em Psicologia), Ribeirão
Preto – SP, 2013.
DA SILVA, K. M. A. Obstáculos no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de
Geografia na escola municipal Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro/ Grajaú -MA.
Monografia (Ciências Humanas Geografia) Universidade Federal do Maranhão,
Campus Grajaú. 2016.
DE TOLEDO, C. de A. A.; BARBOZA, M. A. A missão dos Franciscanos da Província
de Santos António do Brasil no Maranhão e Grão-Pará em meados do século XVII. Rev.
bras. hist. Educ. v. 17, n. 3, p. 56-84, 2017.
DEGLINOMINI, L de S. O uso da memória como meio de preservação da história e da
cultura social (Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação á Distancia em
Gestão em Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria), Santa Maria – RS, 2014.
DELGADO, L de A. N; FERREIRA, M de M. História do tempo presente e ensino de
História. Revista História Hoje,v. 2, nº 4, p. 19-34, 2013.
FERREIRA, L. S. A pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas. 2009.
FONTOURA, Y.; ALFAIA, L.; FERNANDES, A. A PESQUISA HISTÓRICA EM
ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NO BRASIL: uma análise paradigmática e novas
perspectivas. 2013.
GUEDES JUNIOR, A. F. C. Entre o tempo e o espaço: cidade e memória social. Anais
do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo. 2011.
MAGALHÃES, L. D. R. Educação, história e memória: uma aproximação do estudo
geracional. Revista HISTEDBR On-line, n.28, p.99 –105, 2007.
MARINHO, M dos S. Memória e envelhecimento: uma breve reflexão sobre a função
da memória na velhice. 2016.
MERLO, F.; KONRAD, G. V. R. Documento, história e memória: a importância da
preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. 2015.
MONTEIRO, A.; PAJAÚ, R. BARROSO, T. As leis como fonte para a história da
educação na primeira República Maranhense. Revista Bibliomar, v. 15, n. 1/2, 2016.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugres. 1984.
OLIVEIRA, P de S. Sobre memória e sociedade, Revista USP, n. 98 , p. 87-94, 2013.
OTTO, Claricia. Memória e patrimônio no ensino da história local para os anos iniciais
da educação. 2015.
PADILHA, L. M. de L; NASCIMENTO, M. I. M. A pesquisa histórica e a história da
educação, Revista HISTEDBR On-line, nº 66, p. 123-134, 2015.
QUEIRÓS, W. P de. [et al]. Tendências das pesquisas em história e filosofia da ciência e
ensino de ciências: o que o enpec e o epef nos revelam? 2009.
RODRIGUES, G. G; MACHADO, N. T. G. A importância da memória para uma
cidade. Revista Destaques Acadêmicos, v.2, n. 2, 2010.
ROSA, C de M; et al. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no
Brasil. 2015.
RUBIM, S. R.F; OLIVEIRA, T. A imagem como fonte e objeto de pesquisa em história
da educação. 2010.
SANTIAGO JUNIOR, F das C. F. Dos lugares de memória ao patrimônio: emergência
e transformação da problemática dos lugares. 2015.
SANFELICE, JOSÉ LUÍS; SIQUELLI, S. A. Desafios à democratização da educação
no Brasil Contemporâneo, 1ª edição eletrônica. 2016.
SANTOS, M. P dos. História e memória: desafios de uma relação teórica. 2007.
SILVA, E. A; SANTOS, F. L; DENIPOTI, C. Métodos e Técnicas de Pesquisa em
História, Ponta Grossa. 2011.
SILVA, F. A da. O ensino de história em perspectiva: a aprendizagem histórica no
século XXI, 2018.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.