PESQUISA EM HISTÓRIA: FATOS E MEMÓRIAS DA PRIMEIRA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA

  • Tainara Souza Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Paulo Sergio Castro Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O capítulo busca perceber o presente por meio do entendimento do passado e sua
projeção para o futuro, considerando a relação entre a história e a cultura. Apresenta a
educação básica como alvo de discussões e ações por grupos com interesses
antagônicos, resultando na primeira Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional
em 1961. Aborda como no Estado do Maranhão, a reconstrução da história da educação
pública é desafiadora devido às múltiplas transformações políticas, econômicas, sociais
e culturais. Conhecer a trajetória educacional da primeira escola construída em Grajaú,
os pioneiros da educação básica da cidade e a influência da educação tradicional e dos
costumes populares. A pesquisa se apoia em fontes históricas como documentos,
registros fotográficos e relatos orais de ex-alunos e ex-professores. Enfatiza que a
recuperação da memória da fundação da escola a partir dos relatos orais, é importante
para valorizar as fontes documentais e registrar a história do município. Reflete sobre a
influência da escola e do sistema de ensino da época na educação atual de Grajaú.

Biografia do Autor

Tainara Souza Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA – PARFOR – Grajaú.
ORCID: 0009-0005-7170-6494. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0693621377285698

Paulo Sergio Castro Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil, (2008).
Professor da Universidade Federal do Maranhão. Diretor Colégio Universitário – Colun –
UFMA, ORCID: 0009-0004-7926-2392 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3768876840208818
E-mail:paulo.castro@ufma.br

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Publicado
2023-09-22