O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ – MA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA
Resumo
Procuramos demonstrar que o ensino de História é um processo de construção
do conhecimento, o qual articula aos alunos e professores para entender suas
identidades pessoais e sociais, aperfeiçoando-os a compreender a situação em
que estão inseridos. A pesquisa consistiu em um estudo bibliográfico e de
campo, para buscar a realidade do ensino de História em uma escola da rede
pública de ensino do município de Grajaú – Maranhão. Foram levantados três
questionamentos: o cotidiano de um professor de História e sua preparação
para as aulas, a importância da rotina escolar para o professor de História e a
importância do ensino de História na visão dos professores. O estudo foi
realizado com professores da área de História selecionados com base na
problemática levantada, buscando respostas para uma moderna atuação
profissional destes professores. Analisar como se dá o ensino de História nos
anos finais do ensino fundamental em uma escola do município de Grajaú –
Maranhão. Desenvolver as metodologias utilizadas pelos professores no
processo de ensino de História. Relata a importância em compreender como os
professores buscam a excelência de seus alunos e como contribuem
diretamente para a construção e resgate da história local.
Referências
de história no Brasil: os “anos oitenta”. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá,
vol. 6, n. 2, jul.-dez., 2013.
BRITTO, J. M de O. O ENSINO DE HISTÓRIA:do saber a ser ensinado ao
saber ensinado, 2015.
CHAMINÉ, M. H. A. O ensino da História através das Artes. Dissertação -
Mestrado em Ensino de História), 2017).
COELHO, J. P. P et all. Uma análise histórica do ensino de história no Brasil:
regime militar (1968-1972) e conservadorismo pedagógico. 2009.
FABRICIO, L.B. et all. O ensino de história na educação á distancia (EAD):
novos caminhos para a aprendizagem online. 2018.
FIALHO, L. M. F. et all. As teorias da história e a história ensinada no ensino
fundamental. Educativa.Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1043-1065, set./dez. 2016.
FREITAS, I. Fundamentos Teórico - Metodológicos para o Ensino de História
(anos iniciais). São Cristóvão: Editora UFS, 2010.
GEVEHR, D. L. A crise dos lugares de memória e dos espaços indenitários no
contexto da modernidade: questões para o ensino de história. Revista
Brasileira de Educação.v. 21; n. 67.Out. Dez. 2016.
GIARETTA, S. M. O manual do professor nos livros didáticos de história:
apropriações e usos. Dissertação - Mestre em Ensino de História, Universidade
Federal de Mato Grosso, Cuiabá – MT, 2018.
LIMA, C. S. Os pressupostos de um debate: Teoria, Método e Ensino de
História. 2016.
LUZ, L da; PÁTARO, C. S de O. O trabalho com fotografias no ensino de
história. 2013.
MIRANDA, L de J. N; SCHIER, D. A; A influência do ensino de história na
educação infantil e formação do aluno. 2016.
NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva, 1993.
OLIVEIRA, M. M. D de. História: ensino fundamental / Coordenação Margarida
Maria Dias de Oliveira. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, 2010. 212 p.: il. Coleção Explorando o Ensino; v. 21.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares para o ensino de História na Educação
Básica. Curitiba: SEED, 2008.
PRADO, A. P. L; SILVA, R. A da. Cotidiano, memória e família: a importância da
história social para a inovação do ensino de história. 2015.
SCHMIDT, M. A. M dos S. Cognição histórica situada: que aprendizagem
histórica é esta?ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA –
Fortaleza, 2009.
SEFFNER, Fernando, et al. Formação docente em história: conhecimentos
sensíveis, memórias e diálogos. Revista de Educação, Ciência e Cultura,
Canoas, v. 23, n. 2, 2018.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.