O USO DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rita de Cassya dos Fernandes Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Paulo Sergio Castro Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Apresenta como o ensino da disciplina de História tem se tornado entediante
devido à metodologia rotineira utilizada pelos professores, o que faz com que
os alunos percam o interesse e não aprendam devidamente. Demonstra a
importânciaem ensinar aos alunos a acuidade de responder algumas perguntas
básicas para compreender os fatos históricos, além de mostrar que há diversas
interpretações sobre os mesmos fatos. O artigo defende uma nova metodologia
de ensino de História, que utiliza as fontes históricas como forma de inovar as
aulas e criar um vínculo maior entre professores e alunos. O estudo destaca a
relevância das fontes históricas como ferramenta agregadora ao ensino de
história nas salas de aula, mostrando sugestões de como utilizá-las de forma
adequada e pertinente. Além disso, ressalta a importância da disciplina de
história como meio de transformação dos alunos em cidadãos críticos e sociais,
bem como a necessidade de o professor reinventar seus métodos de trabalho
para instigar o interesse dos educandos. Por meio da utilização das fontes
históricas, o professor pode orientar seus alunos a construírem o sentido da
história, desenvolvendo um processo de ensino-aprendizagem que contribua
para o sucesso escolar e para a formação integral dos alunos.

Biografia do Autor

Rita de Cassya dos Fernandes Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em História UFMA/Parfor. Grajaú. Professora da rede municipal.
https//orcid.br/0009-0005-0263-6314. http://lattes.cnpq.br/4935097259344660 .
ritadecassyafs@gmail.com

Paulo Sergio Castro Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil, (2008).
Professor da Universidade Federal do Maranhão. Diretor Colégio Universitário – Colun –
UFMA, ORCID: 0009-0004-7926-2392 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3768876840208818.
paulo.castro@ufma.br

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Publicado
2023-09-22