CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS: A FESTA DA MENINA MOÇA DOS TENETEHÁRA DA ALDEIA PROVIDÊNCIA
Resumo
Apresentamos como é feita a festa que marca a passagem das índias para a
fase. Relata uma história única de contato dos índios com os brancos, que
remonta ao século XVII com a instalação das missões jesuítas. Explica como
os Guajajara se rebelaram contra um empreendimento capuchinho de
colonização em 1897, culminando na Revolta de Alto Alegre. Certifica que
apesar de terem acabado os confrontos armados, ainda há ressentimentos
interétnicos entre os Guajajara e outros grupos, como os Canelas e os Guajá.
Esse estudo da festa contribui para fortalecer tradições e combater a
discriminação e o preconceito.
Referências
culturas: questões e buscas. Múltiplas Leituras, v.2, nº1, p. 09-81, jan/jun. 2009.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo:
HucitecAnnablume, 2002.
FREIRE, J. R. B. Trajetória de muitas perdas e poucos ganhos. In: BRASIL.
Educação escolar indígena em Terra Brasilis: tempo de novo descobrimento
Rio de Janeiro: IBASE, 2004
FAUSTINO, R. C. Os processos educativos no Brasil e seus projetos para
a civilização e inclusão indígena. Revista HISTEDBR On-line, Campinas,
n.41, p. 188-208, mar. 2011.
WENCZENOVICZ, T. J.; BAEZ, N. L. X. Direitos fundamentais, educação
indígena e identidade emancipatória: reflexões acerca de ações afirmativas
no Brasil. Revista Brasileira de Direito, v. 12, n.2, p. 95-107, jul./dez. 2016.
WOODWARD, K.; SILVA, T. S. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos
Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2008
AMARAL, Rita de Cássia de M. P. Povo-de-santo, Povo-de-festa: Um estudo
antropológico do estilo de vida dos adeptos do candomblé paulista. São
Paulo, USP/FFLCH/DEP. ANTROPOLOGIA, Diss. de Mestrado,1992.
BARATA, Maria Helena. Tupi-Guarani e Jê timbira: articulações étnicas em
processo. Brasília: UnB, 1999. (Tese de Doutorado).
BARROS, Marcelo. Conflito de terras em áreas indígenas: o caso Guajajara/
São Pedro dos Cacetes. Desenvolvimento & Cidadania, São Luís: Instituto do
Homem, n. 5, p. 15-7, 1992.
BENDOR-SAMUEL, David Harold. Hierarchical structures in Guajajára.
Londres : Univ. of London, 1966. 305 p. (Ph.D. Dissertation)
CONSIGLIO, Vittorio. Fontes missionárias e história indígena : um inventário
analítico sobre textos jesuíticos nos arquivos romanos referentes a missão em
Maranhão e Grão-Pará, séculos XVII-XVIII. São Paulo: USP, 1997. 263 p.
(Dissertação de Mestrado)
DINIZ, Edson Soares. Convívio e dependência: os Tenetehára-Guajajára.
Journal de la Société desAméricanistes, Paris: Société desAméricanistes, v. 69,
p. 117-27, 1983.
GALVÃO, Eduardo. Diários Tenetehára (1941-1942). In: GONÇALVES, Marco
Antônio Teixeira (Org.). Diários de campo de Eduardo Galvão:Tenetehara,
Kaioa e índios do Xingu. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. p. 25-174.GOMES,
Mércio Pereira. The ethnicsurvivaloftheTeneteharaindiansof Maranhão, Brazil.
Gainesville. : Univ. of Florida, 1977. 295 p. (Tese de Doutorado)
GUIMARÃES, Francisco Alfredo Morais. Vai-Yata-In (União de todos) : uma
proposta alternativa no ensino da temática indígena na sala de aula. Salvador:
UFBA, 1996. 256 p. (Dissertação de Mestrado)
PERES, Carlos A. Indigenous reserves andnatureconservation in
Amazonianforests. Conservation Biology, Boston: Blackwell Scientific Publ., v.
8, n. 2, p. 586-8, jun. 1994.
SCHADEN, Egon. Persistência e mudança da cultura Tenetehára. In: --------.
Aculturação indígena: ensaio sobre fatores e tendências da mudança cultural
de tribos índias em contacto com o mundo dos brancos. São Paulo: Edusp,
1969. p. 145-78.
SCHRÖDER, Peter. Cana Brava e São Pedro dos Cacetes: um conflito em
extinção. In: RICARDO, Carlos Alberto (Ed.). Povos Indígenas no Brasil: 1991-
1995. São Paulo: ISA, 1996. p. 449-52.
SOARES, Marília Lopes da Costa Facó. A perda da nasalidade e outras
mutações vocálicas em Kokama, Asurini e Guajajara. Rio de Janeiro: UFRJ,
1979. (Dissertação de Mestrado)
UBBIALI, Carlo. O filho de Ma'ira. Quito:Abya-Yala, 1997. (Colección de
Antropologia Aplicada, 13)
WAGLEY, Charles. Cultural influences on population: a comparison of two tupí
tribes. In: GROSS, Daniel R. (Ed.). Peoples and cultures of native South
America: an anthropological reader. New York: The American Museum of
Natural Story, 1973. p. 145-58.
ZANNONI, Cláudio. Mito e sociedade Tenetehara. Araraquara : Unesp, 2002.
320 p. (Tese de Doutorado)
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.