CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFMA/PARFOR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Cristina Torres da Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O presente trabalho busca como questão central investigar quais as contribuições do
curso de licenciatura em história do UFMA/PARFOR para as práticas pedagógicas dos
professores da educação básica no município de Grajau-MA. O referencial teórico, que
embasa o estudo, fundamenta-se em Freire (1987), Vieira (1992), Giroux (1997), Veiga
(1992) e nos documentos legais. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem
qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizando-se de
roteiro de entrevista com base nas entrevistas de cinco alunos-professores do Curso de
História-Parfor, sobre suas percepções do processo acadêmico desenvolvido pelo Parfor,
na perspectiva de conhecer como interpretam a realidade vivida no que concerne
vislumbrar possibilidades para superação das dificuldades na prática docente. Ao final
do trabalho observou-se que foram muitas as contribuições advindas do Parfor para a
formação docente dos alunos-professores do curso de história, legitimando, dessa
forma, o curso de História da UFMA, bem como reafirmando a importância do Parfor
como política pública para a formação inicial de professores em todo Brasil.

Biografia do Autor

Cristina Torres da Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, Mestra em Educação pela
Universidade Católica de Pernambuco (2012), Especialista em Planejamento Educacional Pela
Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (2003), Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de
Oliveira – UNIVERSO (2008), Formação de Gestores pela Universidade Federal de Juiz de Fora - CAED e
Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Atualmente Professora da
Educação Básica, Professora do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Geografia
da UFMA Campus de Grajaú e Coordenadora local do Programa de Formação de Professores da
Educação Básica - PROFEBPAR da UFMA em Grajaú. Email:. cristina.torres@ufma.br.
https://orcid.org./0000-0003-3778-4147. http://lattes.cnpq.br/301.369.1066038226.

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Publicado
2023-09-22