Guia prático de orientações sobre inclusão de estudantes surd@s: um produto educacional para docentes do ensino superior

  • Emilly Christine Moreira Barbosa
  • Lidia Silva UFPR

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um produto educacional que foi desenvolvido com base em teorias da pedagogia visual, modelização e letramento (SILVA, 2002; CAMPELLO, 2008; LEBEDEFF, 2010; ROMÁRIO; DORZIAT, 2016; MOREIRA, 2022) e que se destina a docentes do ensino superior. O seu conteúdo, inclusão de estudantes surd@s, é apresentado por meio de elementos visuais, a saber: gráficos em árvore, gráfico chuva de ideias, tabelas, uso diagramado da língua portuguesa, uso de vídeos em Libras, história em quadrinho, exemplos e representações pessoais. O material que se intitula “INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURD@S NO ENSINO SUPERIOR: Guia Prático de Orientações para Docentes da UFPR” foi desenvolvido para ser acessado virtualmente e visa colaborar com práticas pedagógicas eficientes, visuais e linguisticamente acessíveis.

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Publicado
2023-10-30
Seção
Artigos