O PAPEL DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO NA RETOMADA DO ENSINO PRESENCIAL NO PÓS ENSINO REMOTO E HÍBRIDO
Resumo
O presente texto buscou problematizar qual o papel o Currículo em Movimento das escolas públicas do Distrito Federal no processo de recuperação das aprendizagens dos estudantes que não tiveram como acompanhar as aulas no período de ensino remoto? Nesse sentido, a discussão foi orientada a partir das percepções de coordenadores e supervisores, atuantes na rede pública de educação do Distrito Federal (DF) durante a retomada do Ensino Presencial no pós Ensino Remoto e Híbrido. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com entrevista e análise documental do Currículo em Movimento e da Organização Curricular: Ensino Fundamental: 2º Ciclo – Anos Iniciais publicada em 2022. Conclui-se que as ações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal apresentam pontos conflitantes.
Referências
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Currículo em Movimento do Distrito Federal: Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Anos Finais. 2. ed. atual. Brasília: SEEDF, 2018.
_____. Secretaria de Estado de Educação. Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos. Brasília: SEEDF, 2014.
_____. Secretaria de Estado de Educação. Organização Curricular: Ensino Fundamental: 2º Ciclo – Anos Iniciais. Brasília: SEEDF, 2022.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuições à Teoria Histórico-Crítica do Currículo. Campinas, SP: Autores Associados 2006. (Coleção educação contemporânea)
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea)
SILVA, F. T. Currículo de Transição: uma saída para educação pós-pandemia. Revista EDUCAmazônia – Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, AM, a. 13, v. XXV, n. 1, p. 70-77, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7666/5363. Acesso em: 1º jun. 2022.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.