ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NA PANDEMIA DO COVID-19: RESPOSTA DAS UNIVERSIDADES NA PRODUÇÃO DE CIÊNCIA E CONHECIMENTO

Palavras-chave: Negacionismo, Responsabilidade Social, Coronavírus. Crise Mundial.

Resumo

O objetivo da pesquisa é verificar como está caracterizada a produção científica sobre as relações entre sustentabilidade, pandemia da COVID-19 e as universidades. Para tanto, foi feita uma revisão integrativa a partir de uma busca sistemática na base de dados Web of Science, dos anos 2020 a 2021. Os registros obtidos foram analisados a partir da pesquisa descritiva, com abordagem qualiquantitativa, com o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica entre maio de junho de 2021. Os resultados identificaram mais de 50 trabalhos que discutiam os distratores da pesquisa sendo a área das Ciências Ambientais teve maior número de publicações, seguida pela Tecnologia da Ciência Verde Sustentável e Estudos Ambientais. Há, portanto, poucos estudos relacionados à pandemia e seus efeitos na sustentabilidade do planeta quando triangulada com as universidades. Verificou-se, ainda, que a pandemia trouxe desafios e oportunidades às Instituições de Ensino no tocante à inovação e que há um grau de incerteza quanto a sustentabilidade no planeta pós COVID-19.

Biografia do Autor

VALTUIR SOARES, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorado em Ciências Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Brasil(2022)
Membro Fundador da ACADEMIA TOCANTINENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ATOCCON, Brasil. 

Referências

AI TAM Le. Support for doctoral candidates in Australia during the pandemic: the case of the University of Melbourne, Studies in Higher Education, Disponivel em: https://doi.org/10.1080/03075079.2020.1859677. Acesso em 28 Mar. 2023.
.
BRASIL. Lei Nº 13.982 de 02 de abril de 2020. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13982.htm Acesso em: 24 Mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Economia. Nota Informativa: medidas de combate aos efeitos econômicos da Covid-19. Brasília, DF: Secretaria de Política Econômica, 2020, p. 1-15. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/notas-informativas/2020/notainformativa-medidas-fiscais-coronavirus-final-17_04.pdf Acesso em: 28 Mar. 2023.
BRUNDLAND, Gro Harlem. European Union and the environment. Relatório Técnico, 1998.
CATRACA LIVRE. 1o caso de coronavírus no Brasil foi registrado em janeiro, diz governo. Catraca Livre. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2023.

CHAKRABORTY, Indranil; MAITY, Prasenjit. COVID-19 outbreak: Migration, effects on society, global environment and prevention. Science of the Total Environment, v. 728, p. 138882, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969720323998 Acesso em: 06 Fev. 2023

CHIHIB, Mehdi et al. Impact of the COVID-19 Pandemic on the Energy Use at the University of Almeria (Spain). Sustainability, v. 13, n. 11, p. 5843, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/1120446 Acesso em: 04 Fev. 2023
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR- CAPES. Periódicos: o portal brasileiro de informação científica. Disponível em: . Acesso em 28 Mar. 2023.
FILIMONAU, Viachaslau. The prospects of waste management in the hospitality sector post COVID-19. Resources, Conservation and Recycling, v. 168, p. 105272, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0921344920305875?casa_token=hwjNSPoL9KgAAAAA:Hu9dwB5GYMZbFLgeF5KQ4Wv_GQ5t-jnfMjoAPHalh_J4wTIOe1Cqbx1jBTkQmVE8fDobWxds1w Acesso em 05 Fev. 2023.

FORSTER, Piers M. et al. Current and future global climate impacts resulting from COVID-19. Nature Climate Change, v. 10, n. 10, p. 913-919, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41559-020-1237- Acesso em: 06 Fev. 2023

GHASSIM, Babak; BOGERS, Marcel. Linking stakeholder engagement to profitability through sustainability-oriented innovation: a quantitative study of the minerals industry. Journal of Cleaner Production, v. 224, p. 905-919, jul. 2019. Disponivel em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652619309357. Acesso em 28 Mar 2023.

GÓMEZ-GALÁN, José et al. Open innovation during web surfing: Topics of interest and rejection by Latin American college students. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, v. 7, n. 1, p. 17, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/951092 Acesso em 06 Fev. 2023
IOSIF, Laura et al. Self-Perceived Impact of COVID-19 Pandemic by Dental Students in Bucharest. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 10, p. 5249, 2021.Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/10/5249 Acesso em: 04 Fev. 2023.
LATOUR, Bruno. Reassembling the social: An introduction to Actor-Network-Theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.

LE QUÉRÉ, Corinne et al. Temporary reduction in daily global CO 2 emissions during the COVID-19 forced confinement. Nature Climate Change, v. 10, n. 7, p. 647-653, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41558-020-0797-x?fbclid=IwAR0xRkUKsPWMpJW_3gyHXqJHmj5u6npfEsnVcPfE2GZjDwbFnetFXoEEKDo Acesso em: 06 Fev. 2023

LEFF, Enrique. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
LEMOS, Vinícius. 'COM MÉRITO', MAS SEM BOLSA: A FRUSTRAÇÃO DE QUEM RECORRE A 'BICOS' E AJUDA DA FAMÍLIA PARA FAZER CIÊNCIA NO BRASIL. BBC-BRASIL. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.BBC.COM/PORTUGUESE/BRASIL-57289688. Acesso em 28 Fev 2023.
LEVY, Yair.; ELLIS, Timothy. A systems approach to conduct an effective literature review in support of information systems research. CEC Faculty Articles. 41. Acessado em https://nsuworks.nova.edu/gscis_facarticles/41 em 01 de nov de 2019, 2006
LOKHANDWALA, Snehal; GAUTAM, Pratibha. Indirect impact of COVID-19 on environment: A brief study in Indian context. Environmental research, v. 188, p. 109807, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0013935120307027 Acesso em: 06 Fev. 2023
MACHADO, Andreia; RICHTER, Marc Francois. Sustentabilidade em tempos de pandemia (covid-19):(covid-19). Recima21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 1, n. 2, p. 264-279, 2020. Disponível em: http://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/25 Acesso em 3 Fev. 2023.
MATIAS, Eduardo Felipe P. A humanidade contra as cordas: a luta da sociedade global pela sustentabilidade. São Paulo: Paz e Terra, 2014
MENEZES, Estera Muszkat. Produção científica dos docentes da Universidade Federal de Santa Catarina: análise quantitativa dos anos de 1989 e 1990. 1993, 122 p. Dissertação (Mestrado). Pontíficia Universidade Católica de Campinas, Departamento de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Campinas, 1993
MUHAMMAD, Sulaman; LONG, Xingle; SALMAN, Muhammad. COVID-19 pandemic and environmental pollution: A blessing in disguise?. Science of the total environment, v. 728, p. 138820, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969720323378 Acesso em: 06 Fev. 2023
MUNDIAL, Banco. Informe sobre el desarrollo mundial. 2020.Disponível em: http://8.242.217.84:8080/jspui/handle/123456789/25612 Acesso em 3 Fev. 2023.
NETO, Joaquim MF Antunes. Sobre Ensino, Aprendizagem E A Sociedade Da Tecnologia: Por Que Se Refletir Em Tempo De Pandemia?. Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, 2020. Disponível em< https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32> Acesso em 28 Mar. 2023.
OMS- Organização Mundial da Saúde. Folha informativa sobre COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19 Acesso em 06 Fev. 2023.
OZUDOGRU, Fatma. Turkish preservice teachers' experiences with emergency remote teaching: A phenomenological study. Issues in Educational Research, v. 31, n. 1, p. 166-187, 2021. Disponível em: https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/informit.750126175073406 Acesso em: 06 Fev. 2023.
RAIMO, Nicola et al. Corporate Social Responsibility in the COVID-19 Pandemic Period: A Traditional Way to Address New Social Issues. Sustainability, v. 13, n. 12, p. 6561, 2021. Disponível em: < https://www.mdpi.com/1142744 >. Acesso em: 5 Mar. 2023.
ROSATI, Francesco; FARIA, Lourenço G.D. Addressing the SDGs in sustainability reports: the relationship with institutional factors. Journal of Cleaner Production,v. 215, p. 1312-1326, abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.12.107.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652618338150 . Acesso em 28 Mar. 2023.

RUTZ, Christian et al. COVID-19 lockdown allows researchers to quantify the effects of human activity on wildlife. Nature Ecology & Evolution, v. 4, n. 9, p. 1156-1159, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41559-020-1237-z?fbclid=IwAR3LjEP0ZRTuu7ZJ7vy776wr3JSJr_09b6ZhxLg86TI7C4dGUqnEwI6Ryg8 Acesso em: 06 Fev. 2023
SEXSON, WR ; WILSON, M . Joan. .The university’s fragile role in fostering societal resilience by facilitating the development of community-engaged professionalism. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03069400.2021.1872882. Acesso em 28 jun 2021.
SIGNORELLI GUSSO, Hélder Lima; ARCHER, Aline Battisti; LUIZ, Fernanda Bordignon; et al. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes À Gestão Universitária. Educação & Sociedade, v. 41, 2020. Disponível em: . Acesso em 28 Mar. 2023.
.

SOARES, Lucas; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 19–41, 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2023.

SUÁREZ, Fernández et al. Technostress in communication and technology society: scoping literature review from the Web of science. Archivos de prevencion de riesgos laborales, n. 1, p. 18-25, 2018. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/29397588 . Acesso em: 20 Mar. 2023.

TAGUE-SUTCLIFFE, Jean. An introduction to informetrics. Information processing & management, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/030645739290087G Acesso em: 05 Fev. 2023

TIMMERMANN, Axel et al. COVID-19-related drop in anthropogenic aerosol emissions in China and corresponding cloud and climate effects. 2020. Disponível em: https://eartharxiv.org/repository/view/255/ Acesso em: 06 Fev. 2023

UNESCO. Relatório de Ciências da UNESCO: A corrida contra o tempo por um desenvolvimento mais inteligente, Resumo Executivo e Cenário Brasileiro. Disponível em: . Acesso em 28 Mar. 2023.
VALLAEYS, François; DE LA CRUZ, Cristina; SASIA, Pedro. (2009) Responsabilidad Social Universitaria,Manual de primeros pasos. 2009. México: McGraw-Hill Interamericana Editores; BancoInteramericano de Desarrollo. Disponível em: Acesso em: 18 Jun 2021
WHATMORE, Sarah. Hybrid geographies: Natures, cultures, spaces. London & Thousand Oaks: Sage, 2002.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Geneva: World Health Organization, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public . Acesso em: 28 Mar. 2023.
YAN, Jiaqi et al. Hospitality workers’ COVID-19 risk perception and depression: A contingent model based on transactional theory of stress model. International Journal of Hospitality Management, v. 95, p. 102935, 2021.. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278431921000785?casa_token=IQ1GnHetjyAAAAAA:EtbkDVQNEetsl4PLXvlpSmhiqRcA0UatDDp6Vx54VAdewp2LYCxOJWdVhyMx3hJYO5NrkWNAag Acesso em 04 Fev. 2023
YANG, Xi ; LO, Kevin. Environmental health research and the COVID-19 pandemic: A turning point towards sustainability. Environmental Research, v. 197, p. 111157, 2021. Disponível em: . Acesso em 28 Mar. 2023.
ZAALOUK, Malak et al. Value creation through peer communities of learners in an Egyptian context during the COVID-19 pandemic. Disponível em: https://link-springer-com.ez6.periodicos.capes.gov.br/content/pdf/10.1007/s11159-021-09892-z.pdf. Acesso em 28 Mar. 2023.
Publicado
2023-10-30
Seção
Artigos