Repensando a cidade
a importância da reforma urbana e do direito à cidade
Resumo
A discussão do direito à cidade é fundamental para destacar o espaço urbano como um campo contestado, evidenciando o status quo da cidade atual. As reivindicações atuais incluem demandas por acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade, e estão mais voltadas para a infraestrutura do que para a política. Essas demandas empíricas estão mais próximas da literatura urbana de Jane Jacobs do que da literatura sociológica de Lefebvre. A ideia do direito à cidade precisa ser combatida com ações concretas, como uma nova política urbana, para criar uma nova vida urbana e um novo sistema capaz de colocar a população no centro do debate. A recente coletânea do Observatório das Metrópoles, "Reforma Urbana e Direito à Cidade", discute as principais regiões metropolitanas do país, trazendo discussões intimamente relacionadas à análise das desigualdades urbanas.
Referências
JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo: Nebli, 2016.
RIBEIRO, L. C. D. Q. Reforma Urbana e Direito à Cidade: Questões, diálogos e caminhos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.