NOME SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR

PEQUENOS AVANÇOS, GRANDES DESAFIOS

Palavras-chave: Nome social. Escola. Pessoas Transgênero. Currículo.

Resumo

A identificação do nome social é uma característica crucial para o reconhecimento das identidades transgênero. Esta é uma parte fundamental de uma pesquisa de doutorado que busca analisar o contexto completo das experiências trans dentro do ambiente escolar na região tocantinense da Amazônia. Nesta etapa específica, pretendemos examinar como o uso do nome social na escola tem um impacto direto na permanência e continuidade dos estudos para as pessoas transgênero. Embora o currículo educacional tocantinense, por meio do Documento Curricular Tocantinense (DCT), siga a mesma linha da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e evite discutir questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar, é importante notar que, mesmo assim, tem havido um aumento do uso do nome social nas escolas brasileiras. Em uma aproximação conclusiva, essa tendência é um sinal de progresso na luta pelos direitos das pessoas trans no país.

Biografia do Autor

Jessika Villalon Sousa Cruz, Prefeitura Municipal de Palmas - TO

Doutoranda em Educação na Amazônia (PDEGA/UFPA/UFT). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com minorias sociais nortistas amazonidas (GEPCE/MINORIAS/UFT). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (Claretiano - 2021), Licenciatura em Teatro (UFT - 2019) e Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2016). Mestra em Gestão de Políticas Públicas (UFT-2019). Atualmente é técnica administrativa educacional da Prefeitura Municipal de Palmas - TO.

Referências

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Publicado
2023-10-13
Seção
Artigos