TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
gráficos e tabelas
Resumo
Nesta pesquisa foi feita uma investigação sobre a abordagem do conteúdo: “tratamento da informação” nas series iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), especificamente no que se refere ao uso de gráficos e tabelas, em coleções de livros didáticos utilizados por escolas públicas do município de Santa Luzia – MA. A relevância desse estudo consiste no fato de que o grande volume de informações construídas e manipuladas pela sociedade, torna imprescindível, desde muito cedo, o desenvolvimento da capacidade de interpretar e organizar, isto é, tratar, as informações que vão surgindo numa sociedade constituída cada vez mais de dados. Adotou-se como processo metodológico a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, onde verificou-se duas coleções de livros de matemática utilizadas pelos professores que trabalham em series iniciais do Ensino Fundamental de algumas escolas desse município. Também se utilizou, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, com intuito de investigar os níveis de compreensão dos estudantes com relação à coleta de dados a partir de gráficos e tabelas, analisar os tipos de gráficos mais adequados para cada nível de ensino e verificar como o termo “tabela” vem sendo utilizado em alguns livros didáticos. Como resultado obtido na pesquisa, verificou-se que as coleções analisadas contemplam um volume significativo de conteúdos e atividades relacionadas ao uso e interpretação de gráficos e tabelas, conforme proposta das novas diretrizes curriculares.
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