CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMAL MÉDIO

aprendemos o que precisamos ou o que querem que aprendamos?

  • Natanael Silva Augusto UNIGRANRIO
  • Eline das Flores Victer UNIGRANRIO
Palavras-chave: Currículo, Curso Normal Médio, Matemática nos anos iniciais, formação de professores

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa que se desenvolve no curso de Mestrado Profissional da Unigranrio – PPGEC, cujo título é “Formação Matemática de Professores do Curso Normal Médio”. Neste trabalho buscam-se compreender a influência do currículo do curso Normal médio onde, pela permissão da legislação vigente no país, são formados professores para atuarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Procuram-se, também, entender se no campo da Matemática, esse currículo favorece o ensino aprendizagem desta disciplina ao futuro professor em sua práxis. Faz-se uma análise crítica para verificar se o currículo é tendencioso, ou seja, se realmente os conteúdos ali apontados, são o que um futuro professor que será responsável na base da educação precisa saber para passar a seus aprendizes, ou o currículo é tendencioso fazendo com que esses futuros formadores aprendam apenas o que uma determinada classe entende que devam aprender. Traz-se então a discussão a Teoria do Currículo, bem como o seu surgimento e a aplicação histórica no Brasil para um melhor entendimento no campo da educação.

Biografia do Autor

Natanael Silva Augusto, UNIGRANRIO

Mestrando em Ensino das Ciências - Unigranrio 

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Publicado
2023-10-13
Seção
Artigos