CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMAL MÉDIO
aprendemos o que precisamos ou o que querem que aprendamos?
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa que se desenvolve no curso de Mestrado Profissional da Unigranrio – PPGEC, cujo título é “Formação Matemática de Professores do Curso Normal Médio”. Neste trabalho buscam-se compreender a influência do currículo do curso Normal médio onde, pela permissão da legislação vigente no país, são formados professores para atuarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Procuram-se, também, entender se no campo da Matemática, esse currículo favorece o ensino aprendizagem desta disciplina ao futuro professor em sua práxis. Faz-se uma análise crítica para verificar se o currículo é tendencioso, ou seja, se realmente os conteúdos ali apontados, são o que um futuro professor que será responsável na base da educação precisa saber para passar a seus aprendizes, ou o currículo é tendencioso fazendo com que esses futuros formadores aprendam apenas o que uma determinada classe entende que devam aprender. Traz-se então a discussão a Teoria do Currículo, bem como o seu surgimento e a aplicação histórica no Brasil para um melhor entendimento no campo da educação.
Referências
BRANDT,C.F., MORETTI, M.T., orgs. Ensinar e aprender Matemática: possibilidades para a prática educativa [online]. Ponta Grossa. Editora UEPG, 2016, 307 p. ISBN 978-85-7798-215-8.
BRITO, A.J ; MIORIM, A. ; FERREIRA, A.C. História de formação de professores: a docência da Matemática no Brasil, 2ed , Salvador - Ba : EDUFBA, 2018, 350p.
CARVALHO, B.; MARTINS,L.M. Formação de Professores: Superando o Dilema Teoria Versus Prática. Genial: Marxismo e Educação em Debate; Salvador, v9, nº1, p.172-181, agosto, 2017.
COSTA, J.M.; PINHEIRO, N.A.; COSTA, E. A Formação Para Matemática do Professor de Anos Iniciais. Ciência & Educação, Bauru, v.22, n.2, p. 505-522, 2016.
DEMARTINI, Z.B.F.; ANTUNES, F.F. MAGISTÉRIO PRIMÁRIO: profissão feminina, carreira masculina. Cad. Pesquisa, São Paulo, nº 86, p.5-14, ago, 1993.
DINIZ,R.S. A matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: as professoras, suas concepções e práticas. Revista de Educação, Ciência e Matemática, v.2, n.2, p.15-27, mai/ago, 2012
GOMES, A. Desafios da formação de professores para ensino de Matemática, 2021, Disponível em https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro. Acesso em 02 de fevereiro de 2022.
GOMIDE, A.G.V; MIGUEL, M.E.B. CURSO NORMAL: a formação de professores em nível médio no Paraná (1996-2006), Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.9, nº 27, p.297-314, mai/ago. 2009.
MOTA, J.S. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação. 2019. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em 28 de novembro de 2022.
SANTOS, R.F. Educação Pública- Tendências Pedagógicas: o que são e para que servem. CECIERJ, 2014. Disponível em http//www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educação/0327.html. Acesso em 28 de novembro de 2022.
SILVA, T.T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
TANURI, L.M. História da Formação de Professores Revista Brasileira de Educação, São Paulo, mai/jun/jul/ago, nº14, 2000.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.