O PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Luzineide Carvalho dos Santos INSTITUTO TOCANTINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PESQUISA LTDA
  • Julliana Gomes Xavier UNITINS
Palavras-chave: Desafios. Espaços não escolares. Pedagogo.

Resumo

Com as crescentes mudanças ocorridas no currículo do curso de Pedagogia que veio a causar certo impacto na formação direta dos profissionais em educação, surgindo assim um leque de possibilidade de atuação para esse profissional da educação. O estudo justificou-se pela necessidade de compreender a prática pedagógica em espaços não escolares com ênfase nas possibilidades e desafios encontrados no decorre da atuação em espaços não escolares. Este estudo teve como objetivos conceituar a formação e campo de trabalho do pedagogo; ponderar o perfil do pedagogo fora do espaço escolar; descrever os desafios encontrados. A pesquisa de acordo com seus objetivos foi descritiva, pois descreveu as características e de acordo com seus procedimentos bibliográfica sendo que para fundamentar este estudo contou-se com a contribuição de teóricos como Fischer e Dutra (2009), Holtz (2006), Libâneo (2001, 2005), Matos e Torre (2010), Ribeiro (2008), dentre outros. Para tanto o pedagogo é um profissional necessário não apenas para a docência, do sistema de ensino, mas também pode trabalhar em empresas/hospitais ou outros espaços não escolares, devido às ações que realiza decorrentes de sua formação, tendo desafios e possibilidades.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura. Maio de 2006

CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre; MACIEL, Maria José Camelo. Pedagogia e Pedagogia em diferentes espaços: interdisciplinaridade pedagógica. (s.a)

CERONI, M. R. O perfil do pedagogo para atuação em espaços não-escolares. In: Congresso Internacional de Pedagogia Social, São Paulo: Universidade de São Paulo. Ano 1, mar. 2006.

FISCHER, André Luiz; DUTRA, Joel Souza; AMORIM, Willson Aparecido Costa de. (orgs). Gestão de pessoas: desafios estratégicos das organizações contemporâneas. São Paulo: Atlas, 2009.

HOLTZ, Maria Luiza M. Lições de Pedagogia Empresarial. Sorocaba – SP: MH Assessoria Empresarial Ltda, 2006

LIBÂNEO, José Carlos. Organização da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

_________________. Pedagogia e Pedagogos para quê? 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005

LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux. Descrição e Avaliação das Brinquedotecas Hospitalares em Belém. 2011. Disponivel em: www.trabalhosfeitos.com/.../ Descrição-e-Avaliação-das-Brinquedotecas. Acesso em 05/09/2017

MATOS, Elisete Lúcia Moreira. MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; TORRES, Patrícia Lupion (orgs.). Teoria e prática na pedagogia hospitalar: novos cenários, novos desafios. Curitiba: Champagnat, 2010.

PASCOAL, Miriam. O Pedagogo na Empresa e a Responsabilidade Social Empresarial. Teoria e Prática. Campinas, v. 17, n. 29, p. 87- 102, dez. 2007.

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 5ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

SOUZA Amaralina M. S. A formação do Pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Disponivel em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/5689/4705 Acesso em 04/09/2017.
Publicado
2018-03-31
Seção
Artigos