RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO: O OLHAR DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO

Palavras-chave: orientador pedagógico, raciocínio lógico matemático, reflexão.

Resumo

Resumo

Objetivamos neste artigo refletir sobre o raciocínio lógico matemático na perspectiva do olhar do orientador pedagógico. Para o desenvolvimento da nossa reflexão buscamos embasamento teórico em Freire (2000), Moreira (2012), Piaget na leitura de Richmond (1981),Wallon na leitura de Silva (2013), Antunes (2001),Pastells (2009) eNacarato (2009) que nos auxiliam a pensar nas possibilidades de construir o raciocínio lógico no ensino da matemática. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aberto no Google formls, junto a doze professores especialistas orientadores pedagógicos. Na descrição dos resultadosutilizamos a técnica de indução analítica. A perspectiva é de que a presente reflexão contribua sobre a ação docente no ensino da matemática. A articulação do olhar do orientador pedagógico e dos teóricos sobre a construção do raciocínio lógico matemático concretiza os fundamentos sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais e confirma que o ensino da matemática precisa evoluir para que a disciplina atraia os alunos e os potencializem na utilização dos conhecimentos além dos muros da escola.

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Objetivamos neste artigo refletir sobre o raciocínio lógico matemático na perspectiva do olhar do orientador pedagógico. Para o desenvolvimento da nossa reflexão buscamos embasamento teórico em Freire (2000), Moreira (2012), Piaget na leitura de Richmond (1981),Wallon na leitura de Silva (2013), Antunes (2001),Pastells (2009) eNacarato (2009) que nos auxiliam a pensar nas possibilidades de construir o raciocínio lógico no ensino da matemática. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aberto no Google formls, junto a doze professores especialistas orientadores pedagógicos. Na descrição dos resultadosutilizamos a técnica de indução analítica. A perspectiva é de que a presente reflexão contribua sobre a ação docente no ensino da matemática. A articulação do olhar do orientador pedagógico e dos teóricos sobre a construção do raciocínio lógico matemático concretiza os fundamentos sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais e confirma que o ensino da matemática precisa evoluir para que a disciplina atraia os alunos e os potencializem na utilização dos conhecimentos além dos muros da escola.

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Objetivamos neste artigo refletir sobre o raciocínio lógico matemático na perspectiva do olhar do orientador pedagógico. Para o desenvolvimento da nossa reflexão buscamos embasamento teórico em Freire (2000), Moreira (2012), Piaget na leitura de Richmond (1981),Wallon na leitura de Silva (2013), Antunes (2001),Pastells (2009) eNacarato (2009) que nos auxiliam a pensar nas possibilidades de construir o raciocínio lógico no ensino da matemática. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aberto no Google formls, junto a doze professores especialistas orientadores pedagógicos. Na descrição dos resultadosutilizamos a técnica de indução analítica. A perspectiva é de que a presente reflexão contribua sobre a ação docente no ensino da matemática. A articulação do olhar do orientador pedagógico e dos teóricos sobre a construção do raciocínio lógico matemático concretiza os fundamentos sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais e confirma que o ensino da matemática precisa evoluir para que a disciplina atraia os alunos e os potencializem na utilização dos conhecimentos além dos muros da escola.

Biografia do Autor

Edir Tereza dos Reis, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO

Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO.  Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2454107726529851, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7229-1829

Jurema Rosa Lopes Soares, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO

Professora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO.  Lattes:http://lattes.cnpq.br/8356147996171580, ORCID https://orcid.org/0000-0001-9383-735X

Eline das Flores Victer, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO

Professora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6171612484179623, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1377-9968

Publicado
2022-02-17