RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO: O OLHAR DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO
Resumo
Resumo
Objetivamos neste artigo refletir sobre o raciocínio lógico matemático na perspectiva do olhar do orientador pedagógico. Para o desenvolvimento da nossa reflexão buscamos embasamento teórico em Freire (2000), Moreira (2012), Piaget na leitura de Richmond (1981),Wallon na leitura de Silva (2013), Antunes (2001),Pastells (2009) eNacarato (2009) que nos auxiliam a pensar nas possibilidades de construir o raciocínio lógico no ensino da matemática. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aberto no Google formls, junto a doze professores especialistas orientadores pedagógicos. Na descrição dos resultadosutilizamos a técnica de indução analítica. A perspectiva é de que a presente reflexão contribua sobre a ação docente no ensino da matemática. A articulação do olhar do orientador pedagógico e dos teóricos sobre a construção do raciocínio lógico matemático concretiza os fundamentos sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais e confirma que o ensino da matemática precisa evoluir para que a disciplina atraia os alunos e os potencializem na utilização dos conhecimentos além dos muros da escola.
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Objetivamos neste artigo refletir sobre o raciocínio lógico matemático na perspectiva do olhar do orientador pedagógico. Para o desenvolvimento da nossa reflexão buscamos embasamento teórico em Freire (2000), Moreira (2012), Piaget na leitura de Richmond (1981),Wallon na leitura de Silva (2013), Antunes (2001),Pastells (2009) eNacarato (2009) que nos auxiliam a pensar nas possibilidades de construir o raciocínio lógico no ensino da matemática. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aberto no Google formls, junto a doze professores especialistas orientadores pedagógicos. Na descrição dos resultadosutilizamos a técnica de indução analítica. A perspectiva é de que a presente reflexão contribua sobre a ação docente no ensino da matemática. A articulação do olhar do orientador pedagógico e dos teóricos sobre a construção do raciocínio lógico matemático concretiza os fundamentos sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais e confirma que o ensino da matemática precisa evoluir para que a disciplina atraia os alunos e os potencializem na utilização dos conhecimentos além dos muros da escola.
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Objetivamos neste artigo refletir sobre o raciocínio lógico matemático na perspectiva do olhar do orientador pedagógico. Para o desenvolvimento da nossa reflexão buscamos embasamento teórico em Freire (2000), Moreira (2012), Piaget na leitura de Richmond (1981),Wallon na leitura de Silva (2013), Antunes (2001),Pastells (2009) eNacarato (2009) que nos auxiliam a pensar nas possibilidades de construir o raciocínio lógico no ensino da matemática. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aberto no Google formls, junto a doze professores especialistas orientadores pedagógicos. Na descrição dos resultadosutilizamos a técnica de indução analítica. A perspectiva é de que a presente reflexão contribua sobre a ação docente no ensino da matemática. A articulação do olhar do orientador pedagógico e dos teóricos sobre a construção do raciocínio lógico matemático concretiza os fundamentos sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais e confirma que o ensino da matemática precisa evoluir para que a disciplina atraia os alunos e os potencializem na utilização dos conhecimentos além dos muros da escola.
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