PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ENFERMAGEM: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavras-chave: Palavras-chave: Inclusão, Ensino Técnico, Enfermagem.

Resumo

A educação inclusiva intenciona dar iguais oportunidades de aprendizado aos alunos com necessidades educativas especiais, visa atender a todos considerando suas especificidades e diferenças, identificando individualmente suas necessidades, bem como adaptando o necessário para os alunos desenvolverem todas as suas potencialidades. Objetiva-se analisar publicações científicas que abordem ações inclusivas nas dinâmicas pedagógicas na área de enfermagem entre os anos de 2006 e 2019, buscando identificar desafios e possíveis contribuições à prática docente no contexto da educação profissional dessa área. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa pautada na busca nas bases de dados Scielo e Google acadêmico. Como principais achados evidenciou-se o despreparo por parte das instituições para atender pessoas com necessidades educativas especiais, apresentando inadequação tanto de recursos materiais quanto humanos. Identificou-se a perspectiva restritiva de gestores que citam apenas mudanças arquitetônicas como solução no atendimento de indivíduos com deficiências. Concluiu-se que a literatura científica é escassa além de incipientemente. As discussões encontradas são genéricas, sem proposições de propostas de intervenções para melhoria.

Biografia do Autor

Jaqueline do Espirito Santo Costa, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Enfermagem e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Alderise Pereira Quixabeira, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia, mestranda em Ensino em Ciências e Saúde (UFT)

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia, Doutora em Educação Ambiental e professora na Universidade Federal do Tocantins

Publicado
2021-06-09