ATRAÇÃO E MEDO DA CRIANÇA NA LITERATURA INFANTIL

Palavras-chave: Literatura infantil. Conto de fada. Atração e medo

Resumo

O presente artigo apresenta o tema “Atração e Medo da Criança na Literatura Infantil”. Tem como objetivo, descrever a atração e medo que as obras literárias infantis despertam em seus leitores, considerando a psicanálise presente nos contos infantis. Bem como traçar a origem da literatura infantil; os objetivos dos contos de fadas. Para tanto o mesmo justifica – se por contribui para a valorização dos contos de fadas para as crianças devido à riqueza existente em cada conto, que pode ser estudado de várias formas fazendo com que a criança compreenda a intertextualidade existente nos contos. A metodologia desenvolvida possibilitou classificar a pesquisa em descritiva e qualitativa, pois o objeto de estudo exigiu a utilização de métodos e técnicas que abordassem o tema. A metodologia adotada neste artigo foi de cunho bibliográfico contando com a contribuição de teóricos como BETTELHEIM (2002), CADEMARTORI, (1986), COELHO (1991 e 2000), COUTINHO (1997), FILHO (2009), VYGOTSKI (1999) dentre outros. Nessa perspectiva os contos de fadas são estórias que envolvem a vida humana, de modo que diante da atração e medo da criança, durante a leitura, provocam a curiosidade e a fantasia, pois, através das adaptações na intertextualidade.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Trad. Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986. Coleção Primeiros Passos.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo européias ao Brasil contemporâneo. 4 ed. Ática, 1991.
____________________ Literatura infantil, análise didática – 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. 4. ed. ver. e atual. São Paulo: Global, 1997.
FILHO, José Nicolau Gregorin: Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores – São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens dos contos tradicionais. In: Personagens da literatura infanto-juvenil. São Paulo: Ática: 1986 p. 11-32
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 5.ed. São Paulo: Ática, 2002.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PAIVA, A.; RODRIGUES, P. C. A. letramento literário na sala de aula: desafios e possibilidades. In: MACIEL, F.I.P.; MARTINS, R.M.F.(Orgs). Alfabetização e Letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento Psicológico na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
YUNES, E. A leitura e a formação do leitor: questões culturais e pedagógicas. Rio de Janeiro: Antares, 1984.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Global, 1985.
Publicado
2021-06-09