A CONCEPÇÃO DA LUDICIDADE NA BNCC: DISCURSOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que organiza as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas desde a Educação
Infantil até ao Ensino Médio. Esse documento tem o intuito e tentativa de assegurar a obrigatoriedade do cumprimento dos direitos de aprendizagem em âmbito nacional. Neste sentido este estudo tem por objetivo refletir sobre a ludicidade nos discursos e práticas das professoras na Pré-escola. A metodologia é multimetodológica, de natureza bibliográfica e de campo. Foram aplicados questionários para professoras que atuam na Educação Infantil, no município de Palmas -TO. Os resultados apontam para três concepções. A primeira de que ludicidade é tudo que promove satisfação, alegria e prazer para as crianças por meio dos jogos, do brincar, das recreações e que o professor deve orientar e observar.
A segunda de que a ludicidade vem implícita no eixo do currículo das Diretrizes Curriculares: brincadeiras e interações. E por fim, na BNCC a ludicidade vem reforçada pelos seis direitos das crianças sendo um deles o brincar como fio condutor perpassante dos cinco campos de experiências. Entendemos que ainda não há um consenso ou concepção única de ludicidade na Educação Infantil, como também não
há uma única prática, compreensão e organização da prática pedagógica lúdica. Nesse sentido, notamos que é um processo, posto que a inserção e aplicação da BNCC no país ainda está se efetivando no campo da prática.

Biografia do Autor

Amanda Sousa Melo, Faculdade ITOP

Estudante de Pedagogia. Programa de Iniciação Científica (PROIC.) Faculdade ITOP.
2020. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9341289337549452 , Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3088-6220

Publicado
2020-12-10