A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE CRIANÇAS DE 2 e 3 ANOS DE IDADE
Resumo
A presente pesquisa tem como tema “A mediação de conflitos na educação infantil entre crianças de 2 e 3 anos de idade”. Foi realizada em uma escola privada, no município de Palmas-TO. Visou compreender como interagem as crianças de dois e três anos de idade, qual a natureza dos conflitos que surgem entre elas, como reagem a essas situações e quais são as intervenções realizadas pelos educadores em ambiente escolar. A pesquisa classifica-se como qualitativa de cunho descritivo. A amostra da pesquisa compreende um total de 17 pessoas, sendo duas professoras e quinze crianças. O método de coleta de dados foram a observação participante e entrevista semiestruturada. Após aprovação do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos, os dados foram coletados e registrados em diários de campo, e em seguida, analisados. Assim, os dados dessa pesquisa permitiram a elaboração desse estudo que teve como referencial teórico Piaget, Vigotsky, documentos legais e autores contemporâneos. A escola se faz um espaço privilegiado de relações, capaz de proporcionar oportunidades permanentes de convivência na diversidade, ajudando as crianças a ampliarem suas capacidades de dialogar, conhecer os diferentes pontos de vista, valorizar e respeitar os modos de ser e estar no mundo.
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