A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE CRIANÇAS DE 2 e 3 ANOS DE IDADE

Palavras-chave: Mediação de Conflitos; Educação Infantil; Formação de professores

Resumo

A presente pesquisa tem como tema “A mediação de conflitos na educação infantil entre crianças de 2 e 3 anos de idade”. Foi realizada em uma escola privada, no município de Palmas-TO. Visou compreender como interagem as crianças de dois e três anos de idade, qual a natureza dos conflitos que surgem entre elas, como reagem a essas situações e quais são as intervenções realizadas pelos educadores em ambiente escolar. A pesquisa classifica-se como qualitativa de cunho descritivo. A amostra da pesquisa compreende um total de 17 pessoas, sendo duas professoras e quinze crianças. O método de coleta de dados foram a observação participante e entrevista semiestruturada. Após aprovação do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos, os dados foram coletados e registrados em diários de campo, e em seguida, analisados. Assim, os dados dessa pesquisa permitiram a elaboração desse estudo que teve como referencial teórico Piaget, Vigotsky, documentos legais e autores contemporâneos. A escola se faz um espaço privilegiado de relações, capaz de proporcionar oportunidades permanentes de convivência na diversidade, ajudando as crianças a ampliarem suas capacidades de dialogar, conhecer os diferentes pontos de vista, valorizar e respeitar os modos de ser e estar no mundo.

Biografia do Autor

Rayssa Geovanna Nogueira, Faculdade Itop

Graduanda em Pedagogia da Faculdade Itop.

Mariany Almeida Montino, Unitins/ITOP

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Pedagogia pela Universidade São Francisco. Entre maio/2009 e abril/2010 participou do programa intercalar de doutoramento na Universidade de Lisboa, também com financiamento CAPES, no programa PDEE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência e Ensino da Unicamp - GEPCE entre os anos de 2002 e 2014. Atuou, no período de 25 anos como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Bragança Paulista. Entre os anos de 1999 e 2004, desempenhou funções de Direção de Escola, Coordenação Pedagógica, Supervisão de Ensino e Assessoria de Educação na Prefeitura Municipal de Bragança Paulista. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Bragança Paulista no biênio 2006/2007. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins, nas áreas de Planejamento, Avaliação, Gestão Escolar e Gestão da Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas e orientações sobre questões de Violências nas Escolas e práticas de Mediação e Resolução de Conflitos. É também professora convidada na Faculdade ITOP, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Cultura e Transversalidade. Pesquisadora e líder de grupo do Núcleo Institucional de Estudos em Políticas Públicas Educacionais (NIEPPE).

Publicado
2020-12-10