A MATEMÁTICA PELO PRISMA DA ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS

  • Antonio José da Silva Universidade Federal do Maranhão/ Departamento de Matemática
  • Gilvania Rocha Almeida Universidade Federal do Maranhão/ Primeira Licenciatura em Matemática
Palavras-chave: ensino de matemática, etnomatemática, educação de jovens adultos e idosos.

Resumo

A aprendizagem de conteúdos escolares de matemática é algo que demanda toda atenção de docentes, gestores e família. São inúmeros os casos de insucesso na aprendizagem e na tentativa de explicar esse descompasso entre o ensino da matemática e sua aprendizagem, surgem diversas explicações. Para os jovens, adultos e idosos afastados da sala de aula a tempos ou ainda aqueles que dividem o árduo trabalho com uma sala de aula com a expectativa de conhecer, esse problema é potencialmente perigoso. Objetivamos conhecer por meio da Etnomatemática as visões da matemática a partir de conteúdos escolares discutidos em sala de aula na educação de jovens adultos e idosos. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa foi possível observar relatos diários de uso da matemática nas mais diversas atividades, e além disso os alunos foram oportunizados a despertar da importância dessa disciplina em suas vidas.

Biografia do Autor

Gilvania Rocha Almeida, Universidade Federal do Maranhão/ Primeira Licenciatura em Matemática

Professora da rede pública de esnino dos municípios de Boa Vista do Gurupi e Amapá do Maranhão. Atuando na educação básica desde o ano de 2011.

Publicado
2020-11-17