A CONCEPÇÃO DO BRINCAR NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
O artigo tem por objetivo descrever de que maneira a nova BNCC trabalha a concepção brincar na Educação Infantil. O tema tem como eixo central o brincar como abordagem de experiências para o desenvolvimento na Educação Infantil. A linha da análise está voltada em demonstrar que brincar é um processo natural do ser humano e pode, ao mesmo tempo, enriquecer ou contribuir na formação humana integral da criança, pois através do brincar, as crianças se socializam, interagem e favorece a ampliação cognitiva, afetivo social e físico da criança. A pesquisa é do tipo bibliográfico de cunho qualitativo. A BNCC estabelece dez competências gerais que as crianças e os alunos devem desenvolver ao longo de etapas da Educação Básica e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
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