OS DESAFIOS NA GESTÃO HOSPITALAR
Resumo
Este artigo expõe os resultados de estudo acerca dos desafios na gestão hospitalar no Brasil. É um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e, para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de atualização a respeito da temática, assuntos e instrumentos importantes para o desenvolvimento da gestão hospitalar no Brasil. Pensar na gestão de um hospital é, antes de qualquer coisa, conhecer profundamente a instituição em que se trabalha ter conhecimento das normas e rotinas dos serviços que ela presta reconhecer seus pontos fortes e/ou aqueles que precisam ser melhorados para, a partir de então, ser traçado um planejamento claro e organizado para simplificação e eficiência do trabalho. É importante, ainda, definir a forma de gestão que será adotada. O Gestor Hospitalar tem o importante desafio de otimizar a relação custo-benefício, uma vez que lida com a promoção e melhoria da saúde e com a garantia da vida. Qualquer organização de saúde, seja um hospital de alta complexidade ou mesmo um centro de saúde, exige gerência especializada, formada por profissionais efetivamente empenhados na obtenção dos objetivos finais do serviço que dirigem. Torna-se difícil o comprometimento de um administrador que não possui formação própria da área e que não procura desenvolver ou renovar conhecimentos e habilidades gerenciais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva, com abordagem qualitativa. Realizara-se uma revisão da literatura de artigos publicados em períodos nacionais da área gestão hospitalar. A gestão, neste contexto, aparece como um órgão facilitador nesta distribuição de serviços, verificando a diminuição dos problemas enfrentados pelos atuantes na área da saúde, surgindo assim, outro sistema de aumento na troca de informações contínua e cotidiana, criando condições que inovam os sistemas criados e apresentados à população. Conclui-se que por conta deste cenário, a gestão de um hospital é um grande desafio, seja ele qual for: da capital ou do interior, geral ou especializado, de pequeno, médio ou de grande porte, público ou privado.
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