AS VANTAGENS DO USO DAS TICS COMO APOIO COMPLEMENTAR DA METODOLOGIA DO DOCENTE NO AMBIENTE ACADÊMICO.
Resumo
O crescente uso da tecnologia nos mais diversos setores da sociedade tem fortalecido o debate na área educacional sobre a inclusão das TICS em sala de aula e também nas práticas dos Docentes que atuam no Ensino Superior. É sabido que grande parte desses Profissionais não fazem parte dessa geração nativa na tecnologia, e, por isso, colocam resistência para utilização dessas inovações, apontando justificativas, muitas vezes, sem embasamento ou sequer qualquer tentativa de uso em sua prática pedagógica. Contudo, vale destacar que diversos aparatos tecnológicos já estão presentes no ambiente acadêmico a algum tempo, como a Internet, os AVAS (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), aparelhos de datashow e as apresentações multimídia, entre outros, que com seus recursos estão auxiliando Docentes e Discentes em suas rotinas educacionais na Academia. Todas essas inovações anunciam novos caminhos, sem prejuízos para o planejamento Docente ou para a rotina dos Discentes e podem trazer agilidade, atualização e interatividade nos processos educacionais do meio acadêmico. O principal objetivo desse artigo é mostrar como a junção do conhecimento do Docente, aliado ao uso das Tecnologias voltadas para Educação, podem trazer benefícios para a sala de aula no ambiente acadêmico, possibilitando a criação de uma conexão atualizada com a inovação de conhecimentos, permitindo um novo olhar para o ensino-aprendizagem, o estabelecimento de novas pontes e a redescoberta da disciplina ministrada pelo Docente. Para abordagem do tema foi realizada uma pesquisa baseada em levantamento bibliográfico descritivo, revisão de literatura, construída através de livros, artigos e periódicos.
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