A PRÁTICA RETÓRICA DE ESCRITA DE FICHAMENTOS COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO PLANEJAMENTO TEXTUAL DE OUTROS GÊNEROS ACADÊMICOS
Resumo
Este artigo objetiva analisar a prática de compreensão e de produção escrita de fichamentos como atividade retórica considerada como recurso didático, utilizado por estudantes/pesquisadores iniciantes na construção de registros textuais de conteúdos, análises, observações e indagações sobre a leitura realizada em textos-fonte para a construção de outros gêneros textuais acadêmicos. Neste intento, percebe-se que a universidade como espaço de produção científica precisa oferecer um programa de ensino/aprendizagem de escrita acadêmica, consistente e inovador, que contemple as necessidades de produção escrita de textos tipicamente deste âmbito, para que o/a aluno/a seja habilitado a ação retórica de fichar: uma aula, livro, ensaio, artigo, monografia, dissertação ou tese, entre outros. As reflexões resultantes deste estudo, nos faz perceber que esses sujeitos escritores/as necessitam ser estimulados/as, já nos anos iniciais da vida universitária à pesquisa e à escrita de forma constante. Se bem que o problema, evidencia-se, no fato de que a maioria dos/as alunos/as não aprenderam de forma apropriada o destaque das ideias principais de um texto com objetivo de elaborar um trabalho científico. Por fim, esta pesquisa alerta sobre a necessidade de uma maior orientação acadêmica no objetivo de mostrar a importância do fichamento, sobretudo, para as pesquisas bibliográficas e documentais.Referências
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Publicado
2019-06-24
Edição
Seção
Artigos
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