http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/issue/feedMultidebates2024-11-13T14:16:15-03:00Kyldes Batista Vicenterev.multidebates@faculdadeitop.edu.brOpen Journal Systems<p>Registrar e divulgar as produções de ensino, pesquisa e extensão, bem como abrir um espaço institucionalizado para pesquisadores de outras instituições; propiciar espaço de divulgação de artigos produzidos por estudantes e professores da Faculdade ITOP e de outras instituições; divulgar e registrar as pesquisas realizadas pelos Grupos de Pesquisa por professores e estudantes; buscar um espaço interativo de registros e divulgações do ensino, da pesquisa e da extensão das atividades realizadas; registrar e divulgar produções científicas.</p>http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/921EXPEDIENTE2024-11-13T14:16:08-03:00Kyldes Batista Vicentekyldesv@gmail.com2024-11-13T14:12:40-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/920EDITORIAL2024-11-13T14:16:08-03:00Evandro Salvador Alves Oliveiraevandro@unifimes.edu.brMarilaine de Sá Fernandesmarilaine@unifimes.edu.br2024-11-13T14:11:32-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/852O ENSINO MÉDICO (REMOTO) DURANTE A PANDEMIA DA COVID-192024-11-13T14:16:09-03:00Paulo Ricardo Teixeira Silvapauloricardotei@unifimes.edu.brEvandro Salvador Alves Oliveiraevandro@unifimes.edu.brAdriene Sttéfane Silvasteffane@unipam.edu.brBruno Debona Soutobruno.debona@unifimes.edu.br<p>A pandemia causada pelo vírus da Covid-19 trouxe, dentre as várias transformações na sociedade, o isolamento social, afetando significativamente as relações e a vida humana. A universidade se reorganizou para garantir a continuidade do ensino, modificando o trabalho docente pelo fato de os professores trabalharem utilizando aulas remotas mediadas por tecnologias. Neste contexto, as tecnologias digitais ganharam espaço no meio social, difundindo-se e causando impactos nas mais diversas dimensões - trabalho, educacional, comunicação social, entre outras. Nesta direção, o objetivo do estudo foi analisar o impacto do ensino remoto mediado por tecnologias na formação do estudante de medicina durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa que, metodologicamente, foi realizado a partir de buscas de produções científicas publicadas em sites como Scielo, Pubmed e Google Scholar a partir de 2020, ano que foi deflagrada a pandemia mundial. Por meio de descritores, encontrou alguns trabalhos e, a partir de critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 12 artigos, dos quais 7 foram selecionados e explorados com mais profundidade em razão da temática dos textos. Foram contextualizados os aspectos da pandemia no cenário mundial referente às medidas de distanciamento social. Identificou-se transformações ao trabalho docente, assim como vantagens pela exploração de novos métodos de ensino com maior flexibilidade de horários e desenvolvimento de recursos digitais de interação entre docentes e discentes. Contudo, o estudo apontou algumas desvantagens pelo isolamento social, uso excessivo de tecnologias, com maior exposição às telas, dependência de acesso à internet, desmotivação etc.</p>2024-11-12T16:40:17-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/859METODOLOGIAS ATIVAS EM ONCOLOGIA:2024-11-13T14:16:09-03:00Fernando Santos de AzevedoFERNANDOAZEVEDOONCOLOGIA@GMAIL.COMAndrea Cristina de Sousaandrea.cristina@unifimes.edu.br<p style="font-weight: 400;">A oncologia enfrenta desafios constantes em sua prática e educação. O advento das metodologias ativas oferece uma nova perspectiva para o ensino e aprendizado em oncologia, promovendo uma abordagem mais interativa e centrada no aluno. Este artigo revisa a literatura existente sobre a aplicação de metodologias ativas na educação em oncologia, destacando seus benefícios, desafios e impactos na formação de profissionais e na qualidade do atendimento ao paciente. A metodologia empregada nesta revisão integrativa abrangeu a seleção criteriosa de literaturas pertinentes, utilizando-se para tanto bases de dados reconhecidas, como PubMed, Scielo e Google Scholar, focando em publicações dos últimos dez anos que discutem a aplicação dessas metodologias na oncologia. Estudos não diretamente relacionados ou sem tradução acessível foram excluídos.Os achados indicam que metodologias como estudos de caso, simulações e a sala de aula invertida melhoram significativamente a compreensão e aplicação prática dos conhecimentos pelos alunos. Além disso, estratégias que envolvem narrativas autênticas e atividades baseadas em simulação destacam-se por promoverem engajamento e empatia, essenciais para a prática clínica oncológica. A necessidade de ligar os estudantes a experiências reais, incentivando uma preparação pré-aula responsável, foi enfatizada para maximizar os benefícios educacionais. Assim, o estudo ressalta a importância das metodologias ativas na educação oncológica, sugerindo abordagens educacionais inovadoras e colaborativas. Tais estratégias não apenas enriquecem o aprendizado e o envolvimento dos estudantes, mas também preparam profissionais mais qualificados e empáticos, capazes de oferecer cuidados de alta qualidade aos pacientes oncológicos.</p>2024-11-12T16:41:04-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/862USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO DE FARMACOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA:2024-11-13T14:16:09-03:00Carla Caroline Cunha Bastosfrancinetecolins1@gmail.comKarina Aparecida Resendekarinaresendeufsj@gmail.comFlavio Marques Lopesflaviomarques@ufg.brSebastião Donizete de Carvalhodonizete@unifimes.edu.br<p>A simulação com pacientes padronizados é uma ferramenta inovadora na educação que possibilita o desenvolvimento de competências importantes da prática profissional. No entanto, seu uso ainda é pouco difundido na disciplina de farmacologia. O objetivo deste estudo foi verificar se o uso de metodologia ativa por meio da simulação com pacientes padronizados poderia ser mais eficaz do que aulas tradicionais no desenvolvimento de conhecimentos da farmacologia em estudantes de graduação em medicina. Foi realizada revisão integrativa da literatura para identificar artigos dos últimos dez anos que abordem o uso da simulação no ensino de farmacologia no curso de medicina. A revisão e triagem inicial da literatura identificou 879 potenciais estudos, ao final nove artigos atenderam aos critérios de inclusão. Entre as principais vantagens apresentadas pelo uso da simulação no ensino da farmacologia nos estudos analisados destaca-se: a integração entre as ciências básicas e clínicas, a identificação dos principais déficits dos alunos, além da verificação de melhor desempenho e retenção dos conhecimentos a longo prazo. Apesar dos métodos tradicionais de ensino da farmacologia serem um meio efetivo de aprendizagem é visível a necessidade da inclusão do ensino baseado em simulação por todas as vantagens apresentadas por esse método.</p>2024-11-12T16:42:05-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/864A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MEDICINA2024-11-13T14:16:09-03:00Bruna Dell’Acqua Cassão Rezendebru.dell@hotmail.comLeticia Cardoso Alves de Souzaleticia_cardosoalves@unifimes.edu.brStelamara Souza Pereirastelamara@unifimes.edu.br<p>Este estudo visou explorar a integração das tecnologias digitais representada pela aplicação do <em>Peer Instruction </em>em uma abordagem metodológica ativa no ensino da medicina, com o objetivo de compreender como esses recursos são aceitos pelos estudantes identificando desafios e oportunidades. É um estudo descritivo, observacional e qualitativo aplicado em uma turma de 72 alunos de medicina do 7º período. Foram utilizados o <em>Mentimenter</em> e o <em>Kahoot</em>, para a aplicação do <em>Peer Instruction</em>. Após leitura prévia domiciliar, foi passado um caso clínico organizado em questões de múltipla escolha para respostas individuais. A porcentagem de acertos foi de 30-70%. Os alunos foram orientados a discutir em trios o motivo de suas escolhas e, em seguida, responder juntos as mesmas perguntas. O nível de acerto aumentou significativamente, cerca de 98%. Novas metodologias são fundamentais para colocar o aluno no centro do processo de aprendizado. A <em>Peer Instruction</em> promove o ensino colaborativo que impulsiona o aprendizado, a criticidade e a reflexão.</p>2024-11-12T16:43:05-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/866DESAFIOS DA APLICAÇÃO PRÁTICA DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO2024-11-13T14:16:10-03:00Realina Maria Ferreirarealinaferreira@unifimes.edu.brRoselaine Lage Fonseca Pradoroselaine@unifimes.edu.br<p>O presente artigo aborda os desafios enfrentados na aplicação prática de tecnologias na educação. Com o avanço tecnológico transformando rapidamente diversos setores, o uso de ferramentas tecnológicas no ambiente educacional se tornou essencial para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Este trabalho visa analisar esses desafios, destacando as barreiras e propondo possíveis soluções para uma implementação mais eficaz e equitativa das tecnologias na educação. No entanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta obstáculos significativos, especialmente em países com elevada desigualdade social. A falta de infraestrutura adequada, a necessidade de capacitação dos professores e o acesso desigual a dispositivos tecnológicos são algumas das principais dificuldades encontradas. Além disso, há a necessidade de desenvolver métodos pedagógicos eficazes que integrem essas tecnologias de maneira a enriquecer o processo educacional. A admissão de tecnologias digitais pode democratizar a educação, melhorar a comunicação entre alunos e professores e promover uma aprendizagem mais interativa e personalizada. No entanto, para alcançar esses benefícios, é necessário um esforço colaborativo entre educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas para garantir uma integração tecnológica responsável e igualitária na educação.</p>2024-11-12T16:43:54-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/863PERSPECTIVAS E APLICABILIDADE DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA MEDICINA VETERINÁRIA2024-11-13T14:16:10-03:00Eric Mateus Nascimento de Paulaericmateus@unifimes.edu.brGabriel Brom Vilelagabrielbrom@unifimes.edu.brDaniel Resende Freitasdaniel@unifimes.edu.br<p>Diante da necessidade de metodologias mais ativas e envolventes na educação médico-veterinária, a gamificação surge como uma alternativa promissora para melhorar o engajamento e a retenção de conhecimento dos alunos. Nesse contexto, a gamificação, que utiliza elementos de jogo em ambientes educacionais, tem ganhado destaque por seu potencial em melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. O objetivo do presente estudo é discutir as principais perspectivas e aplicações da gamificação no contexto educacional da Medicina Veterinária. Para a realização da revisão, foram utilizadas bases de dados como PubMed, Scopus, Web of Science, Google Scholar e SciELO. Os termos de busca incluíram "ensino", "educação", "gamificação" e "veterinária", em português, inglês e espanhol. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra, e que abordassem a gamificação no ensino da Medicina Veterinária ou áreas correlatas. Artigos fora do contexto educacional, duplicados ou indisponíveis na íntegra foram excluídos. A análise dos artigos selecionados indicou que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para aumentar a motivação, engajamento e compreensão dos alunos em disciplinas como Anatomia Veterinária, Fisiologia Animal e Emergência Veterinária. Estudos mostraram que métodos gamificados, como jogos de cartas e escape rooms, melhoram a aprendizagem colaborativa, a participação e os resultados dos alunos. Além disso, a gamificação contribui para um ambiente de aprendizagem mais interativo e dinâmico, favorecendo a retenção do conhecimento. Os resultados indicam que a gamificação, ao transformar práticas educativas tradicionais em experiências mais envolventes e desafiadoras, pode promover uma maior satisfação e autoeficácia entre os alunos. Estudos destacam que a gamificação gera ganhos significativos em termos de motivação e engajamento, além de melhorar a percepção de utilidade e significado dos conteúdos aprendidos. Conclui-se que a gamificação é uma estratégia promissora para o ensino de Medicina Veterinária, oferecendo benefícios tanto para estudantes quanto para professores. Ao proporcionar um ambiente de aprendizagem mais interativo e dinâmico, a gamificação pode melhorar significativamente a eficácia do aprendizado e a retenção do conhecimento. Esses achados podem servir como base para a implementação de métodos gamificados no currículo de Medicina Veterinária e orientar futuras pesquisas na área, contribuindo para uma educação mais inovadora e eficiente.</p>2024-11-12T16:46:28-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/884INTEGRAÇÃO DE MODELOS 3D INTERATIVOS NA ANATOMIA VETERINÁRIA:2024-11-13T14:16:10-03:00Danilo Marques Oliveiradanilo@fimes.edu.brEmília da Costa Garciamilagarcia123@gmail.comJoaquim Júlio de Almeida Júniorjoaquimjuliojr@gmail.com<p>Este estudo analisa os desafios enfrentados na implantação de modelos 3D na anatomia veterinária, explorando questões relacionadas à infraestrutura, custos, capacitação docente, ética e integração curricular. Os investimentos necessários em tecnologia e materiais são fundamentais para garantir o acesso adequado a equipamentos de impressão 3D de qualidade. Além disso, a capacitação dos educadores é crucial para a utilização eficaz desses modelos no ensino da anatomia veterinária. Os desafios financeiros associados à aquisição e manutenção dos equipamentos de impressão 3D representam um obstáculo para muitas instituições. É essencial estabelecer normas e padrões para o desenvolvimento e uso desses modelos, garantindo sua qualidade e eficácia educacional. Questões éticas relacionadas ao uso de modelos 3D na educação veterinária devem ser cuidadosamente consideradas e abordadas. A avaliação contínua do impacto dessas tecnologias na aprendizagem dos alunos é essencial para orientar futuras implementações e melhorias. Em resumo, superar os desafios associados à implantação de modelos 3D na anatomia veterinária demanda uma abordagem colaborativa e multidisciplinar, envolvendo educadores, profissionais de tecnologia e formuladores de políticas. A integração efetiva dessas ferramentas educacionais inovadoras tem o potencial de transformar positivamente o ensino e aprendizado da anatomia veterinária.</p> <p> <strong>Palavras-chave</strong>: anatomia veterinária, aprendizagem ativa, biomodelos 3d.</p>2024-11-12T16:47:28-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/861MANUEL, ROSA, SEBASTIÃO, CORISCO, ANTÔNIO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO OU DE COMO CONSTRUIR RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM EMANCIPATÓRIAS2024-11-13T14:16:11-03:00Sebastião Donizete Carvalhodonizete@unifimes.edu.brEvandro Salvador Alves Oliveiraevandro@unifimes.edu.br<p>Usando como paradigma personagens do filme Deus e o Diabo na terra do Sol de Glauber faz se um estudo sobre o uso das novas tecnologias na educação brasileira, objetivando superar a análise simplista de que a solução para a crise do sistema educativo reside na utilização de instrumentos da sociedade da informação. Assim utilizando os conceitos de modernidade e pós-modernidade e seu ingresso no Brasil, país desigual e excludente, que ainda não gera aprendizagem para todos e todas que estão na escola. A análise crítica e contextualizada que aqui se encontra é ancorada no método qualitativo, parte de uma revisão narrativa da literatura e da análise fílmica. Trata-se de uma reflexão que visa apontar possibilidades de saída com base na ideia de Estado Social da Constituição de 1988, na compreensão da aprendizagem como processo complexo e vital emancipatório que se desenvolve num espaço e numa história especifica e, em que pese, a estrutura educacional propiciar a exclusão é possível buscar alternativas que integrem a aprendizagem significativa e as novas tecnologias como processo sinérgico de construção de nova forma de educar a todos e a todas.</p>2024-11-12T16:48:10-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/890USO DE TECNOLOGIAS DIGITAL NA GESTÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA UNIFIMES PROCEDENTES DA PANDEMIA DO COVID-192024-11-13T14:16:11-03:00Juliene Rezende Cunhajuliene@unifimes.edu.brMarilaine de Sá Fernandesmarilaine@unifimes.edu.brReuber da Cunha Lucianoreuber@unifimes.edu.br<p>O ano de 2020 foi marcado por um evento inesperado e de proporções avassaladoras: a pandemia do COVID-19. As consequências foram sentidas em todos os âmbitos da sociedade, impactando drasticamente a vida das pessoas e paralisando diversas atividades. A educação não foi exceção: calendários escolares foram profundamente alterados e as atividades presenciais precisaram ser suspensas, exigindo rápidas adaptações para um novo cenário. As instituições de ensino superior (IES) foram lançadas em um mar de incertezas, obrigadas a repensar seus modelos pedagógicos, estruturas administrativas e relações com a comunidade acadêmica e externa. Neste contexto, este estudo propôs analisar os impactos do uso de tecnologias digital na gestão pedagógica e administrativa da UNIFIMES procedentes da pandemia do COVID-19, explorando as mudanças, os desafios, as lições aprendidas e as perspectivas para o futuro. Como metodologia, este estudo adotou uma pesquisa qualitativa envolvendo a análise de documentos oficiais como pareceres, resoluções, portarias e leis federais, estaduais e municipais, assim como da Instituição. A pandemia do COVID-19 teve um impacto significativo na UNIFIMES, tanto na gestão acadêmica quanto na administrativa. A instituição precisou se adaptar rapidamente a um novo cenário, implementando medidas para garantir a continuidade do ensino e a segurança de sua comunidade. A instituição se comprometeu com a oferta de um ensino de qualidade, com a promoção da saúde mental da comunidade acadêmica e com um atendimento de excelência para o público externo.</p>2024-11-12T16:49:14-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/883A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA2024-11-13T14:16:11-03:00Graciliana Ribeiro Almeidagraciliana_almeida@hotmail.comJuliana Silva Guabirobajuliana.guabiroba@unifimes.edu.brEvandro Salvador Alves Oliveiraevandro@unifimes.edu.br<p>Este estudo apresenta um relato de prática sobre o impacto da tecnologia digital no ensino, com foco na metodologia de Sala de Aula Invertida no contexto do ensino híbrido. O objetivo é analisar como o uso de aplicativos colaborativos, como <em>Jamboard </em>e <em>PowerPoint</em> on-line, influenciam o desempenho acadêmico e promovem a participação ativa dos alunos. A metodologia pautou-se na abordagem do método qualitativo, o qual possibilitou a construção de um relato de experiência de natureza explicativa, a partir de uma análise bibliográfica da literatura, tendo em vista os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados apontam maior engajamento dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e melhoria no desempenho acadêmico. Além disso, o estudo busca preencher uma lacuna na literatura acadêmica ao fornecer uma análise a respeito da combinação entre ensino híbrido, sala de aula invertida e o uso de tecnologias digitais. O relato das práticas, desafios e benefícios contribuirá para o conhecimento existente, oferecendo informações valiosas para educadores interessados em explorar abordagens inovadoras no ensino. Este trabalho ressalta a importância da adaptação às novas tecnologias na educação, propondo metodologias que otimizam o tempo de aprendizagem e promovem a autonomia dos alunos como agentes ativos em sua formação. A integração de ferramentas digitais no ensino híbrido se mostra uma estratégia promissora para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, interativo e personalizado, capaz de atender às necessidades contemporâneas da educação.</p>2024-11-12T16:50:05-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/865TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO PARA UM CURSO DE MEDICINA2024-11-13T14:16:11-03:00Danielle Silva Araujodaniellebiomedaraujo@gmail.comHaline Rachel Rachel Lino Gomeshaline_rachel@unifimes.edu.brRenata Rodrigues Rosarenata.rodrigues@unifimes.edu.brFabrícia Ramos Rezendefabricia@unifimes.br<p><strong>Resumo:</strong> Este trabalho relata a experiência do uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino em um curso de medicina. Os objetivos incluíram descrever a aplicação dessas tecnologias para melhorar a aprendizagem dos estudantes. Teoricamente, baseia-se nos benefícios das tecnologias digitais em promover interatividade e acessibilidade do ensino. A metodologia buscou adotar uma abordagem qualitativa, utilizando a percepção dos docentes e estudantes. A pesquisa seguiu quatro etapas: análise do conteúdo, definição das estratégias digitais, aplicação das tecnologias (Quadro Digital e Plickers) e análise crítico-reflexiva dos resultados. Os principais achados indicam que a tecnologia tornou as aulas mais dinâmicas e interativas, melhorando o engajamento e a participação dos estudantes. O acesso a recursos multimídia facilitou a compreensão de conceitos complexos e a personalização do ensino. Para os docentes houve uma melhoria na sua prática pedagógica e na capacidade de oferecer feedback imediato. No entanto, destaca-se a importância da capacitação docente para o uso eficaz dessas tecnologias. Conclui-se que as tecnologias digitais, quando integradas de forma eficaz, podem colaborar no ensino da medicina, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais abrangente e alinhada com as demandas atuais. Esta pesquisa contribui para a disseminação de conhecimento e oferece subsídios para futuras investigações no campo da educação médica.</p>2024-11-12T16:50:49-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/853REFLEXÕES SOBRE TRABALHO, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL2024-11-13T14:16:11-03:00Evandro Salvador Alves Oliveiraevandro@unifimes.edu.brRoselaine Lage Fonseca Pradoroselaine@unifimes.edu.brSebastião Donizete Carvalhodonizete@unifimes.edu.brHenrique Carivaldo Miranda Netoprofhenrique@unipam.edu.brMonaliza Angélica Santanamonaliza@unipam.br<p>Este artigo propõe reflexões sobre o trabalho, a formação e o desenvolvimento profissional docente no contexto da cultura digital. A partir de uma revisão da literatura, o texto aborda três eixos principais: as relações entre tecnologias, cultura digital e prática docente, explorando conceitos como "cultura digital" e "tecnologias digitais de informação e comunicação" (TDIC); a formação e o desenvolvimento profissional de professores, com ênfase nos princípios da formação docente e nas dimensões do desenvolvimento profissional; e o papel do professor como intelectual transformador, discutindo os limites e os desafios da formação inicial e continuada. Conclui-se que a integração das TDIC ao processo de ensino e aprendizagem demanda que os professores construam novos saberes e competências, evidenciando a necessidade de investimento na sua formação continuada para a inovação na prática pedagógica. Refletir sobre as relações entre tecnologias, cultura digital e docência torna-se, portanto, fundamental para o desenvolvimento profissional e a transformação no campo da educação.</p>2024-11-12T16:53:53-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/882A INTERSEÇÃO ENTRE AUTORIA, TUTORIA E PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:2024-11-13T14:16:12-03:00Adriene Sttéfane Silvasttefane@unipam.edu.brHugo Campos Lima Silvahugocls@yahoo.com.brHenrique Carivaldo de Miranda Netoprofhenrique@uniapm.edu.brEvandro Salvador Alves de Oliveiraevandro@unifimes.edu.br<p>Este artigo explora a relação entre autoria, tutoria e planejamento no contexto da Educação a Distância (EAD), buscando compreender como esses três elementos se entrelaçam para promover o sucesso no ensino a distância. A autoria, que consiste na criação e adaptação de materiais didáticos ao ambiente virtual, desempenha um papel crucial para garantir que os conteúdos sejam acessíveis e relevantes para os alunos. Por sua vez, a tutoria oferece suporte individualizado, incentivando a autonomia e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes por meio de interações contínuas e personalizadas. Já o planejamento curricular assegura uma estruturação lógica e consistente dos conteúdos, permitindo a utilização de estratégias pedagógicas que maximizam a aprendizagem. A pesquisa adota o método PRISMA (<em>Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses</em>) como base para a realização de uma revisão sistemática, analisando a interdependência entre esses fatores e buscando preencher lacunas de conhecimento sobre como esses aspectos podem ser otimizados para melhorar a eficácia do ensino na EAD. O estudo oferece insights práticos para educadores e instituições, fornecendo orientações sobre como melhorar o design de cursos, o suporte ao aluno e o planejamento pedagógico, promovendo uma experiência de aprendizagem mais engajante e bem sucedida.</p>2024-11-12T16:54:47-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/854A EFETIVIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:2024-11-13T14:16:12-03:00Robson Vila Nova Lopesrobson.vl@unitins.brIvanete da Silva Vila Nova Aquinoivanete.aquino@estudante.ifto.edu.br<p>Neste artigo, o objetivo é refletir sobre o uso das tecnologias na Educação Superior a Distância. Buscando compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes dessa modalidade e quais caminhos percorrer para superar os desafios com o uso das TDIC. O presente trabalho se detém a uma pesquisa de revisão bibliográfica a qual busca relatar o uso, as dificuldades encontradas e a expectativa em romper as dificuldades em relação a aplicação das tecnologias como instrumento de trabalho na educação. Apresenta também a importância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na formação da população para atuar nas diversas áreas do conhecimento. Faz menção ainda sobre a precariedade de suporte tecnológico nas instituições públicas de ensino levando ao uma deficiência no letramento digital.</p>2024-11-12T16:55:46-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/787O CORPO E A SEXUALIDADE NA ENFERMAGEM:2024-11-13T14:16:12-03:00Edmilson Andrade Reisedmilsonreis@rede.ulbra.brAna Cristina da Silva Araújoana.cristinaraujo@live.com<p>O conforto possui um significado e faz parte dos cuidados de enfermagem, desde a antiguidade, pois, todos os doentes submetidos a rituais e tratamentos de cura buscavam conseguir redução no desconforto físico, psíquico e espiritual. Após o uso e a implantação das teorias de enfermagem o cuidado e o conforto assumiram um viés científico. Objetivamos neste trabalho identificar como a Teoria do conforto possui uma relação direta com a construção do corpo e a sexualidade, e para isso utilizamos da metodologia exploratória com abordagem qualitativa. O corpo assume a função de palco de quem somos, e não está dissociado da sexualidade, afinal, ela está presente em nós desde o nascimento tornando-se punitiva para atender demandas religiosas e sociais. Concluímos que ter e ser um corpo, é uma discussão que perpassa a concepção biologista, buscando outras discussões incluindo o ciberespaço como meio de produção de identidade e também conforto. </p>2024-11-12T16:56:53-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/712O PAPEL DO SISTEMA IMUNE NO DESENVOLVIMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL2024-11-13T14:16:12-03:00Rafaella Pinheiro Botelholrafaellabotelho@hotmail.comBruno Pereira Melobrunomelo.edufisica@gmail.com<p>Resumo</p> <p><strong>Introdução:</strong> O transtorno do espectro autista (TEA) é um grupo de transtornos do desenvolvimento neuronal caracterizado por déficits na comunicação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Embora a patogenia do TEA seja complexa, o papel do sistema imune relacionado ao seu desenvolvimento ainda precisa ser melhor elucidado. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar, mediante uma revisão narrativa, o papel do sistema imune no desenvolvimento do TEA durante o período gestacional <strong>Métodos: </strong>Foram incluídos nessa revisão estudos experimentais, publicados em revistas e jornais indexados, os quais investigaram as respostas imunes envolvidas no desenvolvimento do TEA durante o período gestacional. As bases de dados pesquisadas foram: Medline, Lilacs, Scielo, Web of Science e Science Direct. Os descritores utilizados foram “<em>Autism Spectrum Disorder”; “Pregnancy OR Gestation”; “Immunological Responses".</em> Para serem incluídos de fato na revisão narrativa, durante a leitura na íntegra, os artigos deveriam conter ao menos uma avaliação durante o período gestacional. <strong>Resultados</strong>: Os resultados encontrados na literatura demonstraram que o sistema imune está diretamente associado ao desenvolvimento do TEA durante o período gestacional, incluindo quatro principais respostas: i) Influência do sistema imune durante o desenvolvimento fetal; ii) Anticorpos maternais e a influência no desenvolvimento do TEA; iii) Anticorpos reativos ao cérebro e o desenvolvimento do TEA e iv) O papel das citocinas no desenvolvimento do TEA. <strong>Conclusão:</strong> A presente revisão destaca o papel das imunoglobulinas, a interface materno-fetal, as respostas imune humoral e o papel das citocinas com ação pró-inflamatórias associadas ao desenvolvimento do TEA durante o período gestacional.</p>2024-11-12T16:57:48-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/711ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE EVENTOS DE SECA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA2024-11-13T14:16:12-03:00Matheus Cavalcante Silvamatheuscavalcante_s@hotmail.comJadelene Ramos de Souzajadelene.souza@tucurui.ufpa.brAna Cristina Cavalcante Selfeana.selfe@tucurui.ufpa.brJúnior Hiroyuki Ishiharajhi@ufpa.br<p>A Amazônia Legal exerce um papel central na regulação climática, impactando todo o território sul-americano. As mudanças climáticas na região, com secas mais intensas e frequentes, têm gerado preocupação recente. O estudo visa realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre secas na Amazônia. Foi conduzida uma busca na base de dados Scopus, usando descritores pré-definidos abrangendo os anos de 2000 a 2023. Os resultados indicam um crescimento nas publicações sobre secas a partir de 2009, com um pico em 2022. Instituições regionais, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), desempenham um papel crucial nas pesquisas sobre o tema. Além disso, agências de financiamento, nacionais e internacionais, são reconhecidas por seu apoio à pesquisa na região. O mapeamento da produção científica sobre esse tema é essencial para orientar futuras pesquisas e ações de conservação na região.</p>2024-11-12T16:58:58-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/769A IMPORTÂNCIA DE PALESTRAS PRESENCIAIS PARA AMPLIAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA2024-11-13T14:16:13-03:00Alexandre Santos de Alencaralexandre.alencar@uva.brCristiane da Silveira Fioricristiane.fiori@uva.brGuilherme Silva dos Santos Teixeira1180104107@veigadealmeida.edu.brHiago Alexsander de Limahiagoalex.lima@gmail.comMarcia Vania Vieira Lopesmarciavvlopes@gmail.comMatheus Victor Cavalcanti da Costamathescosta2000@gmail.comTiago Mendonça Estevestiago.12rj@gmail.com<p>Desenhado para ser um espaço presencial de discussão científica através da realização de ciclos de palestras presenciais, contribuindo para uma melhor formação acadêmica/científica dos estudantes das áreas da vida e da saúde da Universidade Veiga de Almeida, o projeto Café com Ciência BIO UVA foi criado em 2017 e desenvolvido até o início de 2020. Este artigo apresenta a análise do banco de dados sobre essa estratégia de divulgação científica após o período de realização. Os dados analisados mostram que foram realizadas 66 palestras científicas presenciais, com 2.271 participantes registrados no livro de atas do projeto, com média de 34±16 pessoas por palestra, com a participação de 63,2% de mulheres e 36,8% de homens. Dentre essas palestras presenciais, 37 foram realizadas por homens e 29 por mulheres, representando 20 instituições nacionais de ensino, pesquisa ou extensão. Por sua vez, o maior número de docentes (35%) foi formado por professores da Universidade Veiga de Almeida (UVA), seguidos por 18% da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, os dados do projeto relativos à sua página no Facebook mostraram que durante o período analisado foram observados 790 seguidores, a maioria deles entre 18 e 24 anos de idade, e 68% representavam mulheres. O desenvolvimento das palestras presenciais no contexto do Café com Ciência BIO UVA permitiu aos seus usuários interagir com diferentes pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico, sendo uma eficiente estratégia de divulgação científica. Além disso, sua página no Facebook ampliou significativamente seu alcance no universo online.</p>2024-11-12T16:59:48-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/735ESTRUTURAÇÃO DE UM AMBIENTE DE BUSINESS INTELLIGENCE (BI) PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE:2024-11-13T14:16:13-03:00Benedito Palheta dos Santospalhetasaints@gmail.com<p>Este artigo consiste em um estudo de caso descritivo sobre a estruturação de um ambiente de <em>Business Intelligence</em> (BI) para Gestão da Informação em Saúde: a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeirópolis. Este estudo surgiu do pressuposto de que a utilização do conceito e das ferramentas de <em>Business Intelligence</em> (BI) ou Inteligência de Negócios (IN) podem contribuir com a qualidade e a inovação na gestão, fortalecendo processos de planejamento e melhorando o processo de tomada de decisão. O estudo teve como objetivo implantar a ferramenta de <em>Business Intelligence </em>na Gestão da Secretaria de Saúde do Município de Palmeirópolis-TO e de tornar possível a estruturação de dados e informações dessa Gestão na tomada de decisões, no que diz respeito à administração interna, ao controle e atendimento dos seus pacientes. O artigo é de caráter científico, descritivo, analítico e investigatório. Além disso, apresenta um compromisso prático de colaborar com o Município, no sentido de fornecer subsídios teóricos e aplicados para o avanço da gestão municipal, especificamente, no setor de saúde. O estudo demonstrou, como potencial, corroborar para o respaldo de novas jornadas na questão do uso da tecnologia nas Secretarias Municipais de Saúde, haja vista que, embora os processos e as informações estejam alinhados nesses ambientes, os resultados deste estudo apontam que o grande viés encontrado refere-se à disponibilidade de fomentar sempre que as tomadas de decisões estejam fundamentadas em informações e que toda inteligência da tecnologia do BI esteja voltada ao ser humano.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>RESUMO</strong></p> <p> </p> <p>Este artigo consiste em um estudo de caso descritivo sobre a estruturação de um ambiente de <em>Business Intelligence</em> (BI) para Gestão da Informação em Saúde: a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeirópolis. Este estudo surgiu do pressuposto de que a utilização do conceito e das ferramentas de <em>Business Intelligence</em> (BI) ou Inteligência de Negócios (IN) podem contribuir com a qualidade e a inovação na gestão, fortalecendo processos de planejamento e melhorando o processo de tomada de decisão. O estudo teve como objetivo implantar a ferramenta de <em>Business Intelligence </em>na Gestão da Secretaria de Saúde do Município de Palmeirópolis-TO e de tornar possível a estruturação de dados e informações dessa Gestão na tomada de decisões, no que diz respeito à administração interna, ao controle e atendimento dos seus pacientes. O artigo é de caráter científico, descritivo, analítico e investigatório. Além disso, apresenta um compromisso prático de colaborar com o Município, no sentido de fornecer subsídios teóricos e aplicados para o avanço da gestão municipal, especificamente, no setor de saúde. O estudo demonstrou, como potencial, corroborar para o respaldo de novas jornadas na questão do uso da tecnologia nas Secretarias Municipais de Saúde, haja vista que, embora os processos e as informações estejam alinhados nesses ambientes, os resultados deste estudo apontam que o grande viés encontrado refere-se à disponibilidade de fomentar sempre que as tomadas de decisões estejam fundamentadas em informações e que toda inteligência da tecnologia do BI esteja voltada ao ser humano.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> <em>Business Intelligence</em>. Gestão Municipal. Saúde.</p> <p> </p>2024-11-12T17:00:33-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/878COTA RACIAL IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA AFIRMATIVA PARA INSERÇÃO DO NEGRO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL2024-11-13T14:16:13-03:00Fabio Junio Cruz Machadofabinhodno10@gmail.comRobson José da Silvarobsonjose.saude@gmail.com<p align="justify"><span style="font-family: Arial, serif;">Essa abordagem se concentra em examinar dados sobre Políticas Afirmativas e Cotas Raciais para compreender a importância dessas políticas na promoção da igualdade de oportunidades no que tange o acesso da população negra ao ensino superior e o profissional do serviço social diante desta problemática. Tendo como objetivo trazer uma reflexão sobre a importância das políticas afirmativas, sobretudo a cota racial, para o ingresso dos negros nas universidades. Pesquisa qualitativa, a qual se fez uma revisão bibliográfica de textos em português publicados no Brasil entre os anos de 2012 e 2022. Efetuou-se buscas abrangendo o tema propostos em artigos, teses e dissertações retirados da internet em bases indexadas SCIELO e no Google Acadêmico usando as palavras chaves cota racial; política afirmativa no Brasil, ensino superior. Foram selecionados 42 documentos de acordo com tema, 14 descartados após a leitura do resumo, por fim 28 leituras na íntegra. A limitação dá-se pela problemática do tema e da vasta quantidade de informações encontradas na internet sem qualidade das mesmas. </span></p> <p align="justify"> </p>2024-11-12T17:01:21-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/761FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE BOTÂNICA2024-11-13T14:16:13-03:00Nayara Costanayara.costa@gmail.comRafaella Cristine de Souzaprofa.rafaellasouza@gmail.comSuelen Rocha Botão Ferreirasuelen.rocha@gmail.comNatarscia Camila Luso Amaralkamilaluso@hotmail.comRaimundo José Barbosa Brandãobranndao@bol.com.brWelberth Santos Ferreirawelberthsf@gmail.com<p><strong>:</strong> Considera-se um desenho/ilustração científica, toda e qualquer imagem desenhada que exibe rigor, correção e objetividade na mensagem que transmite. O presente trabalho teve como objetivo promover a compreensão da importância da ilustração científica para o estudo da Botânica aos acadêmicos, através de uma formação continuada sobre ilustração científica em Botânica no formato de minicurso para professores da Educação Básica e discentes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Foi ministrado um minicurso de 8 horas para acadêmicos de Ciências Biológicas da cidade de Pinheiro/MA sobre ilustração científica focando na área da botânica para ser utilizado como ferramenta de apoio durante suas aulas. O minicurso obteve uma ótima avaliação geral pelos participantes, com 70% o avaliando como “Excelente” e 30% como “Bom”. Pode-se concluir que a ilustração científica é uma ferramenta poderosa para a representação e comunicação precisa das plantas e que o trabalho despertou interesse nos estudantes, melhorou a compreensão dos conceitos botânicos e promoveu uma aprendizagem mais significativa. As habilidades adquiridas capacitam a contribuir de forma significativa para a divulgação do conhecimento botânico, seja por meio de publicações acadêmicas, materiais educacionais ou pesquisa científica.</p>2024-11-12T17:02:12-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/814A TRAJETÓRIA DE CONSOLIDAÇÃO DE DIREITOS DA CRIANÇA NO MARCO LEGAL BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL2024-11-13T14:16:14-03:00Geovany Pereira Silvageovany212010@hotmail.comJose Damião Trindade Rochadamiao@uft.edu.br<p><strong>Resumo</strong></p> <p>Este texto aborda a trajetória histórica da ideia de criança na legislação nacional. A partir da nossa questão norteadora: quais os avanços do marco legal à educação infantil? Nesse estudo com base na pesquisa qualitativa, além da revisão teórica, recorremos a análise documental a partir da CF/88, a LDB/96, o RCNEI/98 e a BNCC/2017. Nossos resultados sinalizam a efetivação dos direitos das crianças à educação infantil como primeira etapa da educação básica a partir da LDB, e a reflexão sobre a implementação desses direitos ao ingressar na creche e pré-escola, com currículo próprio da educação infantil, a partir do RCNEI e com mudanças recentes na BNCC.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Educação infantil, Marco legal da educação infantil, Sujeitos de direitos.</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This text addresses the historical trajectory of the idea of children in national legislation. Based on our guiding question: what are the advances in the legal framework for early childhood education? In this study based on qualitative research, in addition to the theoretical review, we used documentary analysis based on CF/88, LDB/96, RCNEI/98 and BNCC/2017. Our results indicate the realization of children's rights to early childhood education as the first stage of basic education based on the LDB, and the reflection on the implementation of these rights when entering daycare and preschool, with its own curriculum for early childhood education, based on RCNEI and with recent changes to the BNCC.</p> <p><strong>Key words:</strong> Early childhood education, Legal framework for early childhood education, Subjects of rights.</p>2024-11-12T17:02:53-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/783RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DO TOMADOR DE SERVIÇOS2024-11-13T14:16:14-03:00Ana Flávia Rodriques Pereiraafrpbio@gmail.com<p>A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços é um tema amplamente discutido na área jurídica. Trata-se da responsabilidade do tomador de serviços em relação às obrigações trabalhistas não cumpridas pelo empregador contratado. De acordo com a legislação brasileira, o tomador de serviços pode ser responsabilizado subsidiariamente pelo cumprimento dessas obrigações caso o empregador contratado não cumpra com suas obrigações. Este artigo discutirá a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços à luz da legislação brasileira e da jurisprudência dos tribunais superiores, apresentando argumentos a favor e contra a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços e analisando as implicações dessa responsabilidade para as relações de trabalho.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras Chaves: </strong>responsabilidade subsidiária, tomador de serviço, terceirização.</p>2024-11-12T17:03:34-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/817A GOVERNANÇA NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:2024-11-13T14:16:14-03:00Antonia Shirlene Toledoshirleneshba@gmail.com<p>A Lei nº 14.133/2021, moderniza as compras governamentais no Brasil, com tecnologia e inovação. Este estudo analisa os impactos e desafios dessa legislação, destacando o pregão eletrônico e a governança nas contratações. Esta temática decorre da importância das aquisições na gestão governamental, dado o elevado orçamento destinado à execução de políticas públicas. A pesquisa de natureza exploratória e abordagem qualitativa, baseia-se na revisão bibliográfica, artigos e análise da lei, revelando mudanças e dificuldades na adaptação às novas exigências. Há necessidade de reestruturar procedimentos de licitação, investir em tecnologia e capacitar servidores. Os principais desafios incluem a adaptação de órgãos públicos e fornecedores às novas regras, capacitação dos profissionais, e superação da resistência à mudança, além das disparidades administrativas entre os entes federativos. A norma enfatiza a governança, o uso preferencial do pregão eletrônico e critérios de sustentabilidade e inovação, como o portal de compras PNCP, ferramenta que visa aumentar a transparência, reduzir a burocracia, prevenir fraudes e promover resultados mais competitivos. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, a lei pode aprimorar as compras públicas com boas práticas de governança e maior participação social. Entretanto, sua eficácia depende da capacidade dos entes federativos de superar os desafios operacionais e culturais.</p> <p> </p>2024-11-12T17:04:31-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/786DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS RURAIS E URBANOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DF:2024-11-13T14:16:14-03:00Robson Vila Nova Lopesrbs.vilanova@gmail.comRoger Pena de Limaroger.pena@edu.se.df.gov.brJacqueline Clara Queirozjacquelineclaraqueiroz@gmail.comRemi Castioniremi@unb.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar desigualdades educacionais em contextos rurais e urbanos na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal considerando a proficiência média dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental observada na Edição 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Como estratégia analítica, optou-se por parear os resultados a indicadores contextuais como o Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas (INSE), a estudos sociodemográficos como a Pesquisa Distrital por Amostragem Domiciliar (PDAD-DF), e, ainda, a dados extraídos do Sistema de Gestão I-educar. A partir dessa coleta de dados e cotejo, foram produzidas análises espaciais das desigualdades escolares por meio de georreferenciamento. Como resultados, foram observadas significativas desigualdades de desempenho escolar que foram categorizadas em duas dimensões: desigualdades entre escolas rurais e urbanas e desigualdades em contexto urbano em virtude da localização geográfica das escolas e de fatores como INSE das escolas, capital cultural familiar e raça/cor.</p>2024-11-12T17:05:10-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/855PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO INFANTIL SOBRE AS TEMÁTICAS DE COMPETÊNCIA AQUÁTICA E PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS2024-11-13T14:16:14-03:00Ruhena Kelber Abrãokelberabrao@gmail.comÁdilla Consuelo Ferreiraadillaconsuelo@uft.edu.br<p class="Corpo">O ensino da natação tem várias finalidades, incluindo a preparação para a sobrevivência e prevenção de incidentes aquáticos. A natação é uma habilidade adquirida por meio de vivência e adaptação ao meio aquático. Este estudo realiza uma revisão sistemática das abordagens de ensino da natação infantil focando na competência aquática e prevenção de afogamentos. A revisão abrange artigos publicados de 2018 a 2022 nas bases Institute of Education Sciences (ERIC) e Periódicos Capes, selecionando doze artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise revelou que o termo de competência aquática está frequentemente relacionado à prevenção de afogamentos e, às vezes, é sinônimo de educação aquática. O estudo destaca a necessidade de pesquisas rigorosas e discussões práticas sobre competência aquática para desenvolver metodologias eficazes na prevenção de afogamentos.</p> <p> </p>2024-11-12T17:05:49-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/856CONTEXTO DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO BRINCAR DAS CRIANÇAS2024-11-13T14:16:14-03:00Ruhena Kelber Abrãokelberabrao@gmail.comPaula dos Santos Silvapaulasantosilva@uft.edu.br<p class="Corpo">O brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, permitindo que a criança crie significados. As brincadeiras tradicionais fazem parte da cultura lúdica e ajudam a criança a se conhecer, entender as relações e os papéis sociais. Este estudo revisou o contexto das brincadeiras tradicionais na vida das crianças, utilizando uma pesquisa bibliográfica de trabalhos científicos entre 2005 e 2022, nas bases SCIELO, periódicos CAPES e LILACS. Foram selecionados onze artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise dos dados mostrou que há um equilíbrio entre as brincadeiras tradicionais e os jogos eletrônicos nas atividades infantis.</p> <p class="LO-normal"><span lang="PT"> </span></p> <p> </p>2024-11-12T17:06:31-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/876ARTESANATO TOCANTINENSE: CULTURA EM FORMA DE ARTE2024-11-13T14:16:15-03:00Thaís Almeida de Aguiarta.aguiar@yahoo.com.br<p>Este artigo aborda o artesanato em capim dourado e a participação das mulheres na sua confecção, destacando a relevância desse trabalho na cultura tocantinense. A questão norteadora da pesquisa foi: como o artesanato em capim dourado pode colaborar para o reconhecimento da mulher tocantinense no cenário cultural do Estado? O objetivo geral é apresentar o artesanato como uma forma de valorização das mulheres e de promoção cultural. Os objetivos específicos incluem: a) examinar os marcos regulatórios ao direito à cultura no Brasil; b) destacar as formas de participação social na preservação desse artesanato. A metodologia adotada é aplicada, com abordagem qualitativa e foco teórico, utilizando pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi apresentada no IV Congresso de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO) em 2023. Conclui-se que a cultura, enquanto direito humano, contribui para a perpetuação de tradições e para a representatividade das mulheres no contexto sociocultural.</p>2024-11-12T17:07:54-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/858O BRINCAR DAS CRIANÇAS2024-11-13T14:16:15-03:00Ruhena Kelber Abrãokelberabrao@gmail.comPaula dos Santos Silvapaulasilvasantos@uft.edu.br<p style="font-weight: 400;">Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre o brincar e as brincadeiras das crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A seleção de artigos foi uma revisão bibliográfica sobre o tema brincar e brincadeiras na base de dados dos Periódicos CAPES e SciELO. Foram selecionados dez artigos sobre a temática e os quais permitem considerar que as crianças tem muito interesse pelo brincar, tais brincadeiras incluem os jogos de papeis e os jogos com regras e o recreio e o pátio são tempo e espaço recorrentes nas pesquisas sobre o tema. Entende-se, também, que a escola é um espaço privilegiado de produção e fortalecimento da cultura infantil, da cultura lúdica infantil, da cultura de pares e da cultura corporal de movimento, por isso é essencial que os professores entendam a importância do brincar para as crianças para seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.</p>2024-11-12T17:07:13-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/869ESTUDO DO ROTACISMO NA MÚSICA POPULAR NORDESTINA2024-11-13T14:16:15-03:00Paloma Matos Matospalomatos22@gmail.com<p>A proposta desse trabalho consiste na análise do fenômeno do rotacismo na música popular nordestina, são elas: Asa Branca e Assum Preto. Fenômeno que se caracteriza pela substituição de uma consoante lateral por uma vibrante. Processo que é facilitado pelo fato dessas consoantes se diferenciarem em apenas um segmento articulatório. O embasamento teórico foi executado através da leitura de estudos já realizados a respeito do respectivo assunto. Ao final desse artigo, constatou-se que o rotacismo está presente na música nordestina, o qual a sua ocorrência pode ser justificada por diversos fatores. É importante salientar que, Luiz Gonzaga transcreveu fielmente a fala do homem nordestino e sua realidade. Enfim, os principais temas abordados no artigo são: o processo do rotacismo, variedades linguísticas, o falar nordestino, processos fonológicos do português brasileiro e músicas de Luiz Gonzaga.</p> <p><strong> </strong></p>2024-11-12T17:08:29-03:00##submission.copyrightStatement##