DO CONFLITO AMOROSO À TRAJETÓRIA PERCORRIDA PELA BUSCA DO AUTOENCONTRO: UM OLHAR EM RELAÇÃO À OBRA ÁGUA VIVA DE CLARICE LISPECTOR

  • Airton Santos de Souza Junior Universidade Federal do Acre - UFAC
Palavras-chave: dialética, prazer, fruição.

Resumo

O presente estudo objetiva realizar uma sondagem em relação à obra “Água Viva” de autoria da escritora Clarice Lispector, enfocando neste olhar sobre a narrativa o processo de construção do conflito/rompimento amoroso, e compreendendo-o ainda, como ponto de partida rumo a uma trajetória de autoencontro na qual a narradora-personagem se direciona. Para tanto, toma-se como aporte teórico os estudos de Barthes (1973); (2007), Boeno (2017), Helena (1997), Matos (2009) e Sartre (1970), os quais fundamentam as discussões arroladas nesta proposta. Diante disso, é que se torna possível perceber-se instaurado já no inicio da narrativa a hipótese do conflito amoroso, constituído a partir de uma relação dialética entre um eu (narradora-personagem) e um tu (possível amante), cuja tensão provoca na personagem o desejo de se autoencontrar, construído entre o ato de morrer e renascer por meio da palavra, entre a aceitação e negação, mas efetivado somente e, sobretudo, por meio da escrita.

Biografia do Autor

Airton Santos de Souza Junior, Universidade Federal do Acre - UFAC

Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade da Universidade Federal do Acre (UFAC), bolsista Capes, graduado em Letras Português e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Acre. Foi durante três anos bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq, com foco na área de Linguística-Dialetologia, também bolsista (Voluntário) do Programa de Educação Tutorial em Letras (PET-Letras) pela Universidade Federal do Acre, com foco na área de Literatura, e por ainda, bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/UFAC) durante um ano e três meses (2014/2015) trabalhando com oficinas em torno do texto dissertativo-argumentativo, junto à alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Lourival Pinho no município de Rio Branco- AC. Possui experiência na área de Letras, com interesse nos campos da Dialetologia, Sociolinguística, e estudos Literários.

Referências

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Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos