EDITORIAL

Resumo

O Congresso Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão: práticas curriculares e a descolonização do saber acadêmico objetivou incluir e promover diferentes vozes, e também de transformar fundamentalmente as maneiras como o conhecimento é produzido, disseminado e valorizado dentro e fora da academia.

Biografia do Autor

Bruno Pereira Melo, Centro Universitário (UNITOP)

Residência Pós-Doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapaia Ocupacional - Laboratório de Fisiologia do Exercício. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estágio sanduíche na Université de Lille (França). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física associado UEM/UEL na linha de pesquisa Ajustes e Respostas Fisiológicas e Metabólicas ao Exercício pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Fisiologia Humana: Funcionamento do Organismo Humano no contexto interdisciplinar pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (Licenciatura) e UNOPAR (Bacharelado). Coordenador do Curso de Educação Física do Centro Universitário ITOP-UNITOP. Professor do Centro Universitário ITOP-UNITOP atuando no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de graduação na área de saúde. Supervisor do Estágio Supervisionado I (Esportes) e II (FITNESS) no curso de Educação Física. Atua como pesquisador no Projeto Multicêntrico ECODIA (Exercise, Cognition, Cocoa and Diabetes) realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Unité de Recherche Pluridisciplinare, Sport, Santé, Societé (UReSSSP, Eurasport France) e na Vrije Universiteit Brussel (Brussels, Belgium). Proprietário da BMCiência Conhecimento atuando na coordenação de programas e projetos esportivos, consultoria esportiva, disseminação do conhecimento científico e ministração de cursos de atualização profissional na àrea de Educação Física e Esportes.Áreas de interesse: Atividade Física e Saúde, Educação Física e Esportes, Fisiologia do exercício, fisiologia e anatomia humana, medidas e avaliação física, metodologia do treinamento físico, treinamento físico e nutrição, envelhecimento e cognição. Experiência na avaliação de respostas metabólicas (ELISA, Western Blot, PCR e Immunohistoquímica), hemodinâmicas (alteração do fluxo sanguíneo cerebral e muscular - NIRS) e perceptuais do exercício físico. 

Karina Donizete Martins, Centro Univeristário UNITOP

Possui graduação em Serviço Social (UniFMU/SP) Possui licenciatura em Pedagogia (Faculdade Paulista), e habilitada em sociologia. Licenciatura em biologia em andamento. Especialização em gestão escolar e psicopedagogia (FIJ-RJ). Mestrado em Educação (UNISAL/SP), Doutorado iniciado em 2017 (UNR-Argentina), em Ciências da Educação (incompleto). Doutorado pela Universidad Martín Lutero, e ciências da educação (finalizado). Pós graduanda pela PUC RS em Neurologia, psicologia positiva e mindfulness. Atuou como professora, psicopedagoga, coordenadora e diretora de escolas, da educação infantil ao ensino médio em Minas Gerais, Goiás e São Paulo; assistente social em clínica de reabilitação para dependentes químicos e escolas. Atualmente trabalha no Centro Universitário ITOP(UNITOP) como Pró-reitora de Pesquisa e Inovação, coordenadora de Iniciação Científica e professora nos cursos de graduação. Coordenou do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Sul do Pará. Avaliadora de periódicos e projetos seletivos. Pesquisadora do campo do currículo com ênfase na gestão escolar, formação de professores, etnoecologia, saúde coletiva, educação formal e educação não formal .Avaliadora de periódicos e projetos para processos seletivos.

Kyldes Batista Vicente, Centro Universitário (UNITOP)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Graduada em Letras e Mestre em Letras e Linguística (UFG). Realizou estudos de pós-doutoramento em Letras e Linguística (UFG). Atualmente é Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); atua na Secretaria Estadual de Educação (Seduc-TO) e no Centro Universitário ITOP (Unitop). É editora das revistas: Humanidades e Inovação (https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao), Revista Extensão (https://revista.unitins.br/index.php/extensao) e Revista Multidebates (https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista). Integrante da Câmara de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), integrante da Rede Internacional de Extensão Universitária (Rieu), integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra). Tem os seguintes interesses de pesquisa:1) personagem ficcional (em seus aspectos figuracional ou refiguracional); 2) ambiência narrativa das adaptações da escrita para a televisão; 3) ficção seriada televisiva (séries, minisséries, microsséries e telenovelas); 4) educação, linguagem e sociedade.

Referências

.
Publicado
2025-06-05