ÉTICA NA EDUCAÇÃO MÉDICA DIGITAL

UMA REVISÃO NARRATIVA

  • Ricardo Ferreira Nunes Unifimes
  • Glicélia Pereira Silva Unifimes

Resumo

A rápida expansão da utilização de tecnologias digitais na educação médica trouxe consigo benefícios significativos em termos de aprendizado e prática clínica. No entanto, essa transformação tecnológica suscita preocupações éticas, especialmente relacionadas à privacidade dos pacientes e à responsabilidade dos médicos. Este artigo teve como objetivo explorar e analisar as questões éticas na educação médica digital, investigando como instituições educacionais e profissionais de saúde estão abordando esses desafios. Além disso, buscou analisar diretrizes éticas que orientem o uso responsável das tecnologias digitais na formação médica. Para atingir esses objetivos, a metodologia incluiu uma pesquisa observacional descritiva, que envolve uma revisão abrangente da literatura existente sobre ética na educação médica digital. A coleta de dados foi realizada em artigos indexados em bases de dados acadêmicas, como Pubmed, Science Direct e Scopus. Como resultado da pesquisa, houve uma compreensão mais profunda das questões éticas na educação médica digital, bem como diretrizes éticas práticas que podem ser aplicadas por instituições de ensino médico e profissionais de saúde. Isso contribuirá para melhorar a ética na educação médica digital, proteger a privacidade dos pacientes e promover a responsabilidade médica no ambiente digital, enquanto também enriquece o debate acadêmico e as políticas nesta área em constante evolução.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Nunes, Unifimes

Pós-Graduando em Tecnologias Digitais da Educação do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES. Mineiros/GO, 2024

Glicélia Pereira Silva, Unifimes

Graduação em Biologia Licenciatura Plena - pela Universidade de Rio Verde (2006). Professora de Biologia Geral do nível fundamental e médio no Colégio Ágape COC de Mineiros-GO (2011 - 2017). Mestrado em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal Goiano (2013). Com trabalhos voltados ao estudo da tolerância a dessecação, superação de dormência e armazenamento de sementes nativas do Cerrado. Professora Celetista do Centro Universitário de Mineiros-GO (UNIFIMES - 2015). Doutorado em Ciências Agrárias/Agronomia do IFGoiano (2017), enfatizando os estudos do armazenamento e deterioração de sementes nativas do Cerrado. Atualmente, é professora adjunta do Centro Universitário de Mineiros-GO (UNIFIMES), no Curso de Medicina e Diretora de Pesquisa.

Publicado
2025-05-26