ÉTICA NA EDUCAÇÃO MÉDICA DIGITAL
UMA REVISÃO NARRATIVA
Resumo
A rápida expansão da utilização de tecnologias digitais na educação médica trouxe consigo benefícios significativos em termos de aprendizado e prática clínica. No entanto, essa transformação tecnológica suscita preocupações éticas, especialmente relacionadas à privacidade dos pacientes e à responsabilidade dos médicos. Este artigo teve como objetivo explorar e analisar as questões éticas na educação médica digital, investigando como instituições educacionais e profissionais de saúde estão abordando esses desafios. Além disso, buscou analisar diretrizes éticas que orientem o uso responsável das tecnologias digitais na formação médica. Para atingir esses objetivos, a metodologia incluiu uma pesquisa observacional descritiva, que envolve uma revisão abrangente da literatura existente sobre ética na educação médica digital. A coleta de dados foi realizada em artigos indexados em bases de dados acadêmicas, como Pubmed, Science Direct e Scopus. Como resultado da pesquisa, houve uma compreensão mais profunda das questões éticas na educação médica digital, bem como diretrizes éticas práticas que podem ser aplicadas por instituições de ensino médico e profissionais de saúde. Isso contribuirá para melhorar a ética na educação médica digital, proteger a privacidade dos pacientes e promover a responsabilidade médica no ambiente digital, enquanto também enriquece o debate acadêmico e as políticas nesta área em constante evolução.
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