A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO TOCANTINS

  • Sueliane Rodrigues Isaac Santos Seduc
Palavras-chave: Jurídico; Pedagogia; Tocantins

Resumo

 

A Pedagogia Jurídica, surgida na década de 1990, constitui-se como um campo do conhecimento teórico e prático da Pedagogia desenvolvido no âmbito jurídico. No entanto, a Pedagogia não se restringe à docência ou à gestão, que áreas importantes de atuação do pedagogo, mas não as únicas, tornando-se abrangente em diversas áreas, por ser uma ciência da educação. Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições do pedagogo no âmbito judiciário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados pelo pedagogo que atua no jurídico, é possível afirmar que esse profissional desempenha um papel fundamental  na esfera jurídica, em um ambiente institucionalizado, organizado e sistematizado por leis e regras, contribuindo para a resolução de problemas legais. Entendemos que esta pesquisa contribui significativamente para a qualidade da formação do pedagogo, pois possibilitou um melhor conhecimento sobre sua atuação na esfera jurídica.

 

 

 

Referências

CAMPELO, Mauro. A Existência de Uma Equipe Interprofissional na Vara da Infância e da Juventude. Disponível em: A existência de uma equipe interprofissional na vara da infância e da juventude. | Jusbrasil. Acesso em: 13 jan. 2025
CORDEIRO, Jéssyca Santos; SANTOS, Marina de Assis Oliveira; FERREIRA, Diana Lemes. O pedagogo que atua no ministério público do estado do Pará: práticas, desafios, perspectivas e identidade profissional. Revista Murupiíra, Práticas pedagógicas: desafios e perspectivas. Belém, Pará, v. 3, ano 3, p.131-147, 2016.
COFFERRI, F. F. NOGARO, A. Competências do Pedagogo como Educador Social: Promovendo o desenvolvimento psicossocial do ser humano. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2015.
_____.Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, Licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 7/01/2025

______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 7/01/2025
LEITE, Maria Cecilia Lorea. Pedagogia Jurídica e Democracia: Possibilidades e Perspectivas. In: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra Portugal, setembro, 2004. Anais... VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra Portugal, setembro, 2004.
LIBÃNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para que? Editora Cortez, 12 ed. São Paulo, 2010. INSBN 978-85-249-0697-8.
Publicado
2025-10-22
Seção
Artigos