WAPARI
A ESCUTATÓRIA DE ANCIÃOS INDÍGENAS E PROFESSORES NA AMAZÔNIA LEGAL
Resumo
O trabalho aborda as relações intergeracionais e interculturais emergentes na formação continuada de professores da Amazônia, especificamente em Tocantínia - TO, promovida pela Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT). O registro das falas em uma ação socioeducativa se revela uma ferramenta para refletir e compartilhar sobre a práxis educativa e a construção histórico-cultural. O objetivo é relatar, com um viés técnico-científico, a escutatória em uma pesquisa qualitativa voltada à história oral temática. Adota-se uma abordagem de escuta ativa, priorizando a coleta de narrativas e relatos dos participantes durante a formação continuada. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e rodas de conversa, onde os professores puderam compartilhar suas experiências e reflexões. Os resultados apontam para a importância do diálogo nas formações continuadas e a necessidade de um cuidado especial com o respeito mútuo nas relações de intergeracionalidade e interculturalidade. As conclusões destacam que a escuta ativa favorece um ambiente de aprendizado colaborativo, onde diferentes gerações e culturas podem compartilhar saberes e experiências, enriquecendo o processo educativo.
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