EMPREENDEDORISMO NA TERCEIRA IDADE EM PALMAS TOCANTINS

  • Kelly Jaqueline de Arruda Teixeira PROIC/ITOP
  • Doriane Braga Nunes Bilac Faculdade ITOP
  • José Fernando Bezerra Miranda Faculdade ITOP
Palavras-chave: EMPREENDEDORISMO, TERCEIRA IDADE, MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Resumo

Vem aumentando significativamente, nos últimos anos, o número de negócios criados e administrados por pessoas com mais de 60 anos de idade. Ao mesmo tempo, é cada vez mais expressivo o contingente desse público que se transforma em Microempreendedor Individual (MEI). Assim, esse estudo questionou: qual é o verdadeiro status e as reais condições de vida do idoso da cidade de Palmas/TO que empreendeu e legalizou seu empreendimento através da modalidade empresarial denominada Microempreendedor Individual - MEI? Para alcançar a resposta a essa pergunta foi estabelecido como objetivo geral compreender o status, no ambiente empresarial, do idoso do município de Palmas, estado do Tocantins que é Micro Empreendedor Individual (MEI), identificando as contribuições do empreendedorismo para a manutenção, ruptura ou reconfiguração, dentro da sociedade, do prestígio, do poder, da autonomia, da posição e do papel social desses idosos e como objetivos específicos: identificar o perfil sociodemográfico dos idosos que são Micro Empreendedores Individuais no município de Palmas, estado do Tocantins: quanto à idade, ao sexo, ao estado civil, à escolaridade; descrever as condições de vida atuais do idoso que é Micro Empreendedor Individual; analisar os mecanismos de incentivo ao empreendedorismo para os idosos disponibilizados pelo município de Palmas/TO ao idosos. A metodologia desenvolvida classificou o estudo em quali-quantitativo, descritivo e documental; o universo da pesquisa foi os 383 idosos cadastrados no SEBRAE como MEI e a amostra foi de 326 idosos; os dados foram coletados no banco de dados do SEBRAE/TO e por entrevista semiestruturada realizada com os sujeitos da pesquisa; os dados foram tratados estatisticamente e analisados em confronto com a literatura estudada. Os resultados indicam que a maioria é do sexo masculino, com faixa etária de 61 a 65 anos de idade, com autonomia e poder de decisão. A maioria dos empreendimentos foi constituído no ano de 2010 para desenvolver atividades no ramo da prestação de serviços.

Referências

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 7. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1979.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde; 2006a. (Cadernos de Atenção Básica, n. 19. Série A: normas e manuais técnicos).
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Brasília, 2003. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Caderno de Informações de Saúde. Brasília: DATASUS, 2004. Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2015.
CONTA AZUL. Empreendedorismo na terceira idade. Disponível em: . Acesso em 20 jun.2015.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

DEBERT, G. G. A invenção da terceira idade e a rearticulação de formas de consumo e demandas políticas. Ver. Bra. Cienc. Soc., 12 (34):39-56, jan. 1997.
DORNELAS, J, C, A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Campus, 2008.

FENACON; SEBRAE. Cartilha do empreendedor individual. Brasília: Copyright, 2009. Disponível em: . Acesso em: 18 Nov. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2015.
JECKEL NETO, E. A; CUNHA, G. L.Teorias biológicas do envelhecimento.In: FREITAS, E. V. (Org.). Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Googan, 2002. p. 13-19.
LIMA, Albério Júnio Rodrigues. A Efetividade do Programa Microempreendedor Individual, com base na análise Jurídica da Política Econômica, em relação ao Direito de Produção. Dissertação de Mestrado. Brasília, 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2015.

NUNES, Cláudia Robeiro Pereira. Análise do Desenvolvimento da Formalização do Microempreendedor Individual – MEI e as suas Relações Negociais no Brasil. SCIENTIA IURIS, Londrina, v.17, n.2. Dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2015.

PORTAL DO EMPREENDEDOR. O que é microempreendedor? Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2015.

SEBRAE, Pesquisa de perfil do empreendedor individual: 2012, Brasília, jul/2012.

SUPER 314. O que os idosos têm que você não tem? Jan. 2013, 24-26. Disponível em:< http://super.abril.com.br/>. Acesso em: 10 set. 2015.
Publicado
2018-08-12