JANELAS FORMATIVAS

REFLEXÕES SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE DISTÂNCIA SOCIAL

  • Ruan Kaique Santos Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Kelber Ruhena Abrão Universidade Federal do Tocantins - UFT
Palavras-chave: Formação de professores. Residência pedagógica. Distancia Social

Resumo

O artigo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores tendo como ênfase a Residência Pedagógica. Aborda o tema: Janelas formativas: reflexões sobre a Residência Pedagógica em tempos de distância social, e tem por objetivo apresentar reflexões sobre a residência pedagógica em tempos de distância social. Numa linha crítica de investigação, para tanto, adota-se a abordagem qualitativa, em que a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica e documental configurando-se como uma pesquisa bibliográfica, e básica quanto a sua natureza e finalidade. Ressalta-se que a presença da ideia de uma residência na formação docente denota, a preocupação em se promover uma espécie de formação prática para os futuros professores, possibilitando a eles vivenciar processos formativos diretamente vinculados aos contextos escolares reais em que atuam. Todavia, em decorrência da pandemia da covid-19 a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda três ações básicas: isolamento e tratamento dos casos identificados; testes massivos e distanciamento social. Motivos pelos quais as escolas paralisaram as atividades presenciais, na sua grade maioria atendendo na modalidade remota, tornando assim, inviável a Residência pedagógica no processo de formação dos graduandos, uma vez que todas as escolas estavam sem atendimento presencial para estudantes.

Publicado
2025-05-26