PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO
DESAFIOS E CONQUISTAS NO TOCANTINS
Resumo
O presente trabalho busca fazer um breve apanhado histórico do Programa de Formação inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino público (Profuncionário), com explanação dos desafios e conquistas durante o processo execução. Pretende-se elucidar em que medida esse programa ofereceu contributos para os profissionais não docentes, que participaram dos cursos técnicos do referido programa. Esse estudo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico e documental sobre aspectos como o amparo legal, a constituição, a organização e a execução do Profuncionário no Tocantins, com análise de seus reflexos na valorização profissional e pessoal. Apresenta também, sua fundamentação legal, diretrizes, objetivos e desfecho até o ano de 2018, além de esclarecer a operacionalização desse Programa no âmbito do Estado do Tocantins, destacando seus avanços e desafios numa perspectiva reflexiva. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e análise documental, pautada em uma perspectiva crítica. Conclui-se que o Profuncionário, como Política Pública Educacional, promove mudanças significativas nas concepções e práticas dos profissionais não docentes que concluíram os cursos técnicos oferecidos pelo Programa.
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