A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA TERCEIRA IDADE:

ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DE DIANÓPOLIS-TO

  • Júlia Rodrigues Vidal
  • Maria Regina Teixeira da Rocha
  • Gabriel Machado Santos UNITINS/UFT
  • Luan Sousa Trindade
  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior
Palavras-chave: Educação Financeira, Terceira Idade, Universidade da Terceira idade

Resumo

O padrão demográfico mundial tem se alterado de forma rápida e intensa. Segundo a Organização Pan-Americana da saúde (OPAS) entre os anos 2015 a 2050 a população mundial, com 60 anos e mais, aumentará de 12% para 22%, atingindo a marca de dois bilhões de pessoas idosas. Dessa perspectiva este trabalho analisa a influência da educação financeira na terceira idade: estudo de caso na universidade da maturidade de Dianópolis – TO com o objetivo de analisar o comportamento financeiro das mulheres idosas que frequentam essa Universidade no município de Dianópolis - TO e demonstrar como o acesso à educação financeira tem influência sobre os índices de inadimplência. Com base no referencial teórico que trata dessa temática e numa metodologia de estudo do tipo exploratório com abordagem qualitativa por meio da aplicação de questionários, por meio da ferramenta GOOGLE FORMS e da análise dos dados obtidos na pesquisa, compreende-se que o tema é relevante quando observado que em relação à educação financeira 96,6% das informantes não tiveram acesso a essa modalidade de estudo, o que se pode inferir que essa condição contribui para a dificuldade do controle financeiro familiar. Isto porque os dados demostram que mais de 41% os idosos possuem empréstimo consignado, mesmo que a maioria afirme que possui controle financeiro e não se consideram endividados. Conclui-se que a pesquisa pode servir de base para considerar ações que tratam da educação financeira e do endividamento das pessoas idosas com destaque e atenção no âmbito do curso de Ciências Contábeis da Unitins, Câmpus de Dianópolis.

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Publicado
2025-06-06