INTEGRAÇÃO DOS SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
UMA REVISÃO CRÍTICA E PERSPECTIVAS FUTURAS
Resumo
O ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental representa um desafio significativo, com impacto direto no desenvolvimento dos alunos, e, nesse contexto, os saberes docentes assumem um papel essencial na qualidade da aprendizagem. Diante dessa relevância, este artigo tem o objetivo de explorar e analisar os saberes docentes necessários para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na integração entre conhecimentos matemáticos, pedagógicos e didáticos. Para isso, adotamos uma metodologia qualitativa e de natureza bibliográfica, revisando as contribuições de autores como Selma Garrido Pimenta, Lee Shulman, Maurice Tardif e Adair Mendes Nacarato e colaboradores. A partir dessa revisão, identificamos três categorias principais de saberes docentes: os da experiência, os do conhecimento e os pedagógicos. Os saberes da experiência envolvem o conhecimento prático adquirido em sala de aula, enquanto os saberes do conhecimento abrangem a compreensão teórica da Matemática e das metodologias educacionais. Já os saberes pedagógicos incluem estratégias e técnicas de ensino. Além disso, o estudo ressalta a importância de uma formação docente que integre teoria e prática, bem como a necessidade de políticas educacionais que ofereçam suporte contínuo ao desenvolvimento profissional dos professores. A integração e reflexão contínuas sobre esses saberes são essenciais para promover um ensino de Matemática que contribua efetivamente para o aprendizado e sucesso dos alunos.
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