INTEGRAÇÃO DOS SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

UMA REVISÃO CRÍTICA E PERSPECTIVAS FUTURAS

Palavras-chave: Educação Matemática;, Desenvolvimento Profissional;, Saberes Docentes.

Resumo

O ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental representa um desafio significativo, com impacto direto no desenvolvimento dos alunos, e, nesse contexto, os saberes docentes assumem um papel essencial na qualidade da aprendizagem. Diante dessa relevância, este artigo tem o objetivo de explorar e analisar os saberes docentes necessários para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na integração entre conhecimentos matemáticos, pedagógicos e didáticos. Para isso, adotamos uma metodologia qualitativa e de natureza bibliográfica, revisando as contribuições de autores como Selma Garrido Pimenta, Lee Shulman, Maurice Tardif e Adair Mendes Nacarato e colaboradores. A partir dessa revisão, identificamos três categorias principais de saberes docentes: os da experiência, os do conhecimento e os pedagógicos. Os saberes da experiência envolvem o conhecimento prático adquirido em sala de aula, enquanto os saberes do conhecimento abrangem a compreensão teórica da Matemática e das metodologias educacionais. Já os saberes pedagógicos incluem estratégias e técnicas de ensino. Além disso, o estudo ressalta a importância de uma formação docente que integre teoria e prática, bem como a necessidade de políticas educacionais que ofereçam suporte contínuo ao desenvolvimento profissional dos professores. A integração e reflexão contínuas sobre esses saberes são essenciais para promover um ensino de Matemática que contribua efetivamente para o aprendizado e sucesso dos alunos. 

Biografia do Autor

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Professor e Pesquisador do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís / MA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB) e Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM). Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação (inicial e continuada) de professores que ensinam Matemática, Fundamentos metodológicos do ensino de Matemática e Resolução de problemas.

Magno Andris Costa Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Bequimão - MA.

Mestrando em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Ciências (Licenciatura) com habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Especialista em Instrumentalização para o Ensino de Matemática e Física pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Atualmente é Professor de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de Bequimão - MA . Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Matemática.

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Publicado
2025-02-25