A REFERÊNCIA DÊITICA IMAGINÁRIA EM ESCRITOS SOBRE LAMPIÃO

  • Caio César Costa Santos Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: dêixis, referêñcia, imaginário.

Resumo

O presente artigo trata de questões relativas à compreensão da referência dêitica imaginária. Nos estudos linguísticos atuais, não há uma posição teórica mais clara que trate deste tema. Então, propomos construir um artigo que possa contribuir para as futuras pesquisas em torno desta temática tão particular. Discutiremos, com base em testemunhos sobre a vida de Lampião, as manifestações linguísticas da dêixis imaginária, enfatizando o caráter demonstrativo da linguagem, a partir de especulações em Bühler (1967), único teórico contemporâneo a tratar deste tema. Perceberemos, nos exemplos extraídos de Lima (2008), para análise textual, que o uso do elemento anafórico demonstrativo torna mais acessível o acesso ao campo imaginado pelo enunciador, corroborando para a apreensão mais profunda dos sentidos do texto.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução do grego de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.

BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães. São Paulo: Pontes, 1989.

BUHLER, K. Teoria del lenguaje. Tradução de Julián Marías. Madrid: Revista de Occidente, 1967. Tradução de: Sprachtheorie. Jena. Gustav Fischer, 1934.

LAHUD, M. A propósito da noção de dêixis. São Paulo: Ática, 1979.

LIMA, G. O. S. O rei do cangaço, o governador do sertão, o bandido ousado do sertão, o cangaceiro malvado: processos referenciais na construção da memória discursiva sobre Lampião. 2007, 304f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, 2008.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

SANTOS, C. C. C. Bons tempos aqueles: implicações na expansão do campo dêitico. 2014, 100f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

SANTOS, C. C. C.; LIMA, G. O. S. Linguística de texto e memória. In: VI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, 6, 2015, São Cristóvão. Anais… São Cristóvão: PPGL, 2015, p. 1-9.
Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos