EDUCAÇÃO FINANCEIRA:
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO JOÃO D’ABREU EM DIANÓPOLIS NO TOCANTINS
Resumo
Este estudo contribui para melhorar a carência que a sociedade brasileira apresenta quando falamos de controle financeiro, podemos identificar isso por meio das elevadas taxas de inadimplência em nosso país. Por meio do estudo sobre a instrução financeira no Brasil, é preciso identificar se estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio João D’ Abreu são conhecedores da matéria sobre investimentos, para que se possa ter um desenvolvimento financeiro individual e social responsável. O objetivo geral é identificar o conhecimento dos alunos do ensino médio sobre Educação Financeira, bem como se há conhecimento a cerca de finanças pessoais, para que assim possa existir um melhor desenvolvimento econômico e social para os futuros cidadãos do município de Dianópolis/TO. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários no período de novembro de 2022, desenvolvidos no aplicativo de gerenciamento de pesquisas, o Google Forms, enviado por meio do aplicativo WhatsApp, no grupo de duas turmas dos alunos dos 3º Anos do Ensino Médio do Colégio João D’ Abreu. No gráfico 15, foi detectada uma discrepância no entendimento de educação financeira, 43,9% diz que poupança é investimento e 37,1% disse que é todas alternativas, o que mostra um problema, a resposta esperada é ganhar juros acima da inflação. Por fim, após realização desse estudo, conforme os resultados obtidos, recomendamos capacitações das instituições públicas e esperamos que outros pesquisadores possam desenvolver com mais frequência o tema, difundir e contribuir de maneira positiva para uma boa propagação da Educação Financeira.
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