EDUCAÇÃO FINANCEIRA:

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO JOÃO D’ABREU EM DIANÓPOLIS NO TOCANTINS

Palavras-chave: Educação Financeira, Investimento, Ensino Médio

Resumo

Este estudo contribui para melhorar a carência que a sociedade brasileira apresenta quando falamos de controle financeiro, podemos identificar isso por meio das elevadas taxas de inadimplência em nosso país. Por meio do estudo sobre a instrução financeira no Brasil, é preciso identificar se estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio João D’ Abreu são conhecedores da matéria sobre investimentos, para que se possa ter um desenvolvimento financeiro individual e social responsável. O objetivo geral é identificar o conhecimento dos alunos do ensino médio sobre Educação Financeira, bem  como se há conhecimento a cerca de finanças pessoais, para que assim possa existir um melhor desenvolvimento econômico e social para os futuros cidadãos do município de Dianópolis/TO. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários no período de novembro de 2022, desenvolvidos no aplicativo de gerenciamento de pesquisas, o Google Forms, enviado por meio do aplicativo WhatsApp, no grupo de duas turmas dos alunos dos 3º Anos do Ensino Médio do Colégio  João D’ Abreu. No gráfico 15, foi detectada uma discrepância no entendimento de educação financeira, 43,9% diz que poupança é investimento e 37,1% disse que é todas alternativas, o que mostra um problema, a resposta esperada é ganhar juros acima da inflação. Por fim, após realização desse estudo, conforme os resultados obtidos, recomendamos capacitações das instituições públicas e esperamos que outros pesquisadores possam desenvolver com mais frequência o tema, difundir e contribuir de maneira positiva para uma boa propagação da Educação Financeira.

 

Biografia do Autor

Gabriel Machado Santos, UNITINS/UFT

Atualmente, sou coordenador do curso de Ciências Contábeis no câmpus Dianópolis da Unitins desde 2022, além de coordenar o Núcleo de Inovação e Soluções Contábeis desde o mesmo ano. Atuo como professor na Unitins desde 2019, coordenando projetos de Iniciação Científica e extensão. Sou Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2022), com Especialização em Economia pela Faculdade Internacional Signorelli (2020) e em Gestão Estratégica em Inovação e Política Científica Tecnológica pela UFT (2018). Possuo graduação em Ciências Econômicas pela UFT (2018) e em Ciências Contábeis pela Faculdade ITOP (2015). Tenho experiência nas áreas de Docência, Economia, Finanças, Inovação, Administração, Contabilidade e Consultoria.

Iara Batista Café, Unitins

Graduada em Ciências Contábeis pela Unitins.

Maria Regina Teixeira da Rocha

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, possui mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas - PPGAA da Universidade Federal do Pará; Doutorado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PGDR/UFRGS. Atuou como Professora Adjunto I da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS no período de 2004 a 2011. Tem exercido atividades de consultorias em Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas, com as seguintes atribuições: - Apoio à Política de Desenvolvimento Territorial e Reordenamento Agrário do MDA/SDT e SRA, particularmente em atividades relacionadas com moderação de oficinas e seminários territoriais; relatorias; elaboração de textos técnicos; sistematização de experiências locais (Boas Práticas Territoriais), de dados sobre CEDRUS e de dados dos PTDRS; formação e capacitação de agentes de desenvolvimento territorial; apoio à proposta de constituição da Rede Nacional de Colegiados Territoriais e aos Encontros Nacionais dos Colegiados Territoriais, apoio ao Programa Arca das Letras, e Políticas para a Juventude Rural. Coordenadora de Campo do V Curso de formação em Planejamento do Desenvolvimento Local Sustentável: ?construção de uma estratégia de Desenvolvimento Local Sustentável nos Territórios Rurais do Maranhão com equidade de gênero?. NEPE/IICA março a junho de 2004; - Coordenadora de campo do III Curso de formação em Planejamento do Desenvolvimento Local Sustentável: ?construção de uma estratégia de Desenvolvimento Local Sustentável nas Comunidades Indígenas?. Exerceu a função de Diretora de Educação à Distância na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS e ministrou aulas no curso de Serviço Social, Pedagogia (UAB), Administração Pública(UAB) e Matemática (UAB). Atualmente exerce a função de professora contratada para ministrar aulas nos cursos de Administração e Ciências Contábeis na UNITINS - Câmpus de Dianópolis.

Luan Sousa Trindade

Contador, Consultor, Professor, Pós Graduado MBA Gestão de Pessoas, MBA Gestão Empresarial e Pós Graduando em MBA em Gestão De Agronegócios. 

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, UFT

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE-UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo, Pedagogia, História e Letras. Realizou estudos de pós-doutoramento/professor visitante nas Universidades de Coimbra (UC-Portugal), de Cádiz (UCA, Espanha), de Brasília (FAC-UnB) e UNESP (UNESP-SP). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Informação, Comunicação e Memória (INFO-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS-UFT, 2024-atual) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIN-UFF, 2021-atual). É Investigador Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC-Portugal). Foi bolsista Produtividade (UFT, 2016-2017), tendo recebido o Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa (UFT, 2018) e o Prêmio UFT de Divulgação Científica (UFT, 2019). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo, formação, inovação tecnológica e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. Tem experiência como editor científico (Revista de Pedagogia - UnB, 1999-2007; Revista Observatório, UFT-UNESP, 2015-atual; Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, UFT-UFRR-UNIR-UFPA,2017-atual). Coordena a International Researchers Network for Bologna (Rebol) (Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha) (desde 2015) e participa nas redes de pesquisa: RedeCT - Rede Internacional de Pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais (desde 2017, onde assumiu a vice-coordenação entre 2017-2024), Rede Nacional de Observatórios de Imprensa - RENOI (desde 2015, onde assumiu a coordenação para o período de 2022-2024), REDE AMLAT - Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (desde 2019), RNCD - Rede Nacional de Combate à Desinformação (desde 2020) e na Federação Latino-Americana de Faculdades de Comunicação (FELAFACS, onde atua como membro do Conselho de Administração 2022-2024).

Publicado
2025-02-25