A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE ANÁLISE
Resumo
O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise das imagens e ilustrações do livro didático de História e Ciências Humanas e da Natureza dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de ordem bibliográfica e documental abrangendo análise de livros dos autores relacionados e dos próprios livros didáticos. Observou-se que a imagem do negro no livro didático é bastante inferior e depreciativa em relação ao branco. Comprovou-se que o livro didático, em seu caráter ideológico e excludente apenas produz e reproduz o preconceito racial.
Referências
RIBEIRO, Darcy. A formação do povo brasileiro. São Paulo, 1995 p 118.
FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no livro didático. 14.ed. São Paulo: Cortêz, 2002.
SILVA, Ana Célia. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: CED – Centro Editorial Didático e CEAO - Centro de Estudos Afro - Orientais, 1995, p 34; 47; 135.
CHAUÍ, Marilena de Souza. O que é ideologia. 39. ed. São Paulo: 1995.
SILVA, Ana Célia da. A discriminação do negro no livro didático. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2004.
MAUAD, Ana Maria. As imagens que educam e instruem: usos e funções das ilustrações nos livros didáticos de história. Natal. Ed. UFRN, 2007
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.