ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO DAS ONGs: REFLEXÕES ACERCA DA INSTRUMENTALIDADE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

  • Giselli de Almeida Tamarozzi UFT
  • Wesleya Silva Dias UFT
Palavras-chave: Atuação Profissional, Organizações Não Governamentais e Instrumentalidade

Resumo

Este trabalho tem como tema Atuação Profissional de Serviço Social no Campo das ONGs: reflexões acerca da instrumentalidade do exercício profissional que possibilita uma reflexão crítica a respeito da atuação profissional dos assistentes sociais que atuam nestes espaços sócio-ocupacionais e trazendo importantes questões para serem analisadas de forma coerente com o Projeto Ético Político e sua materialização do Código de Ética profissional  no cotidiano. Apresenta como objetivo geral: refletir a instrumentalidade  tendo como base o exercício profissional no campo de trabalho das ONGs. Entende-se que como trabalhador, o assistente social interfere nas relações sociais cotidianas no atendimento das mais variadas manifestações das expressões da questão social. Portanto  para que esse profissional possa atuar ele necessita de bases para sua intervenção, traduzidas em fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos, que irão contribuir para iluminar a leitura da realidade e imprimir rumos à sua ação.

Biografia do Autor

Giselli de Almeida Tamarozzi, UFT

Graduada em Serviço Social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada I da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Vice-Líder e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP) desde 2009. Orientadora do referido Trabalho do Curso de Especialização em Serviço Social e Política Social da UFT, disciplina Instrumentalidade e Serviço Social – Campus de Miracema.

Wesleya Silva Dias, UFT

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins em 2012. Pós-Graduada em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins-2015. Pós-Graduanda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Federal do Tocantins.

Referências

ABEPSS. Lei de Diretrizes Curriculares. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Com base no Currículo Mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996. Rio de Janeiro, novembro de 1996.

GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 10a edição. São Paulo: Cortez, 2015.
___________________Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social. In: Serviço Social e Sociedade. Cortez editora. Ano XXI, n. 62, mar. 2000

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6a edição. São Paulo: Cortez, 2003.
_________________. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. Ensaios críticos. São Paulo, Cortez, 1992.
__________________. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social: direitos sociais e competências profissionais. In: Serviço Social: Unidade IV: O significado do trabalho do Assistente Social nos distintos espaços sócio-ocupacionais. CFESS/ABEPSS: Brasília,
2009.
_________________. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2011.

MOTA, Ana Elizabete; Amaral, Angela Santana do. Reestruturação do capital, fragmentação do trabalho e serviço social. In: MOTA, A na Elizabete (Org.). A nova fábrica de consensos. São Paulo: Cortez, 1998.p. 23-44.

MONTAÑO, Carlos Eduardo. Terceiro Setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social./ Carlos Montaño. - 4. Ed.- São Paulo: Cortez, 2008.
Publicado
2018-03-31
Seção
Artigos