ATRIBUTOS DA MOTIVAÇÃO NECESSÁRIOS AO DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTEMPORÂNEA

  • Paulo César Romão Bomfim Faculdade ITOP
Palavras-chave: Educação Profissional, Motivação, Docência

Resumo

Uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo construída. Esse artigo preocupa-se em mostrar como se tornou imprescindível trazer para o centro do debate a mediação da motivação dos docentes de saberes técnicos. Iniciando o diálogo que propomos, discutimos o tema em questão, avaliando em que medida o processo de formação para a docência provoca alterações nas concepções dos egressos,  identifica desafios que esses se deparam no processo de constituição docente e sua motivação e explicita as dimensões essenciais que integram a totalidade social na qual está imerso o profissional professor de EPT. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica.

Referências

BITTAR, M., OLIVEIRA, J. F., & MOROSINI, M. (Orgs.). Educação superior no Brasil - 10 anos pós LDB. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.

BRASIL. Decreto 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –PROEJA e dá outras providências. Presidência da República.Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 jul.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília: Ministério da Educação, 2007a.

CARVALHO, O. F.; LACERDA, G. Dualismo versus congruência: diálogo entre o novo modelo brasileiro para a formação profissional e o modelo didático ESC (Experiencial, Científico e Construtivista). In: MOLL, J. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005; p. 83-105.

CONCIANI, W.; FIGUEIREDO, L. C. A produção de ciência e tecnologia nos Institutos Federais: 100 anos de aprendizagem. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnoló¬gica, Brasília, v. 2, nº 2, 2009.

DAVOGLIO, Tárcia Rita; SANTOS, Bettina Stteren. Motivação docente: reflexões acerca do construto. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 772-792, nov. 2017

DECI, E. L. & RYAN, R. M. (2000). Self-Determination Theory and the Facilitation of Intrinsic Motivation, Social Development, and Well-Being. American Psychologist, 55 (1), 68-78

FEIST, Jess; FEIST, Gregory J.; ROBERTS, Tomi-Ann. Teorias da personalidade. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.-F.; MALO, A. e SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira de Lima. Ijuí: Unijuí, 1998.

Huertas, J.A. Motivatión: quere aprender. Buenos Aires: Aique, 2001

Jesus, S. N. Psicologia da educação. Coimbra: Quarteto, 2004

Jesus, S. N. & Santos, J. C. V. Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores. Educação: Revista da Faculdade de Educação, 27(52), 39-58.

Kanfer, R. Motivation and performance. Em N. Nicholson (ed.) Blackwell Encyclopedic Dictionary of Organizational Behavior. Oxford: Blackwell, 1995; 330-338,
KAPLAN, Abraham. A conduta na pesquisa. São Paulo: Herder, 1969

KERLINGER, Fred N. Foundations of behavioral research. 2.ed. New York: Holt, Reinehart & Winston, 1973.

MACHADO, L.R.S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, nº 1, 2008.

MOURA, D.H. A formação de docentes para educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, Brasília, 2008

OLIVEIRA JR., W. A formação do professor para a educação profissional de nível médio: tensões e (in)tenções). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós¬-Graduação Strictu Sensu em Educação - Universidade Católica de Santos. 2008.

OLIVEIRA. M. R. N. S. Formação de professores para o ensino técnico: relatório técnico. Belo Horizonte: PETMET, 2008 (Relatório para CNPq).

OLIVEIRA. M. R. N. S. A pesquisa sobre a formação de professores para a Educação Profissional. Belo Horizonte: mimeo, 2012.

PASQUALI, Luis. Instrumentação psicológica: Fundamentos e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PERRENOUD, P.; PAQUAY, L.; ALTET, M.; CHARLIER, E. Formando professores profissionais, 2001, 2 ed. Porto Alegre: Artmed.

PETEROSSI, Helena G. Formação de professores para o ensino técnico. São Paulo: Loyola, 1994.

SÁNCHEZ-SELLERO, M. C., SÁNCHEZ-SELLERO, P., CRUZ-GONZÁLEZ, M. M., & SÁNCHEZ-SELLERO, F. J. (2014). Organizational characteristics in thelabour satisfaction in Spain. Revista de Administração de Empresas, 54(5), 537-547. Recuperado: 19 out. 2014. Disponível: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140507

QUARTIERO, E.M.; LUNARDI, G.M.; BIANCHETTI, L. Técnico e tecnologia: as-pectos conceituais e implicações educacionais. In: MOLL, J. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SCHON, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000

TODOROV, João Cláudio; MOREIRA, Márcio Borges. O conceito de motivação na psicologia. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 119-132, 2005.

UNESCO. Currículo integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora/organizado por Marilza Regattieri e Jane Margareth Castro. Brasília. Disponível em: . .

URBINA, Susana. Essentials of psychological testing. New York: Hoboken, 2004.
ZAMBORLINI, M.G. Desenvolvimento profissional de professores: um olhar sobre os professores da educação profissional de nível técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFETES). Revista Capixaba de Ciência e Tecnologia, Vitória, n 3, p. 20-25, 2. sem./2007.
Publicado
2018-03-31
Seção
Artigos