A ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA PARA EFETIVAÇÃO DO PEPSS JUNTO A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Célia Maria Grandini Albiero UFT
  • Giséli Ferreira Alves UFT
Palavras-chave: Serviço Social. Política de Assistência Social. Projeto Ético Político.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a prática profissional do assistente social, com o objetivo de demonstrar a importância da articulação das três dimensões para efetivação do Projeto Ético Político do Serviço Social junto a Política de Assistência Social.  Apresenta-se breve discussão sobre o Serviço Social e as três dimensões da profissão, bem como é abordado o Projeto Ético Político da profissão, além disso, o trabalho traz um debate acerca da afirmação da Assistência Social como Política Social após a Constituição de 1988. Assim, o desempenho ético-político dos profissionais assistentes sociais só se tornará efetivo quando o corpo profissional tiver articulação com os segmentos de outras categorias profissionais que compartilham de propostas similares e, notadamente, com os movimentos que se solidarizam com a luta geral dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Célia Maria Grandini Albiero, UFT

Graduada em Serviço Social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Líder e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP) desde 2008. Orientadora do referido estudo do Curso de Pós graduação lato sensu, especialização em Serviço Social e Política Social da UFT – Campus de Miracema, através da disciplina Instrumentalidade e Serviço Social.

Giséli Ferreira Alves, UFT

Graduada em Serviço Social e pós- graduanda em Serviço Social e Política Social no Campus de Miracema pela Universidade Federal do Tocantins.

Referências

ALVES, Adriana Amaral Ferreira. Assistência Social – história, análise crítica e avaliação. Curitiba: Juruá, 2009.

BOSCHETTI, Ivanete. Seguridade Social e Trabalho: paradoxos na construção das políticas de previdência e assistência social no Brasil. Brasília: Letras livres: Editora UNB, 2006.


BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: 2010.

______. Política Nacional de Assistência Social – PNAS, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004, publicada no Diário da União – DOU. 2004.

BRAZ. Marcelo Moraes do Reis. Notas Sobre o Projeto Ético Político do Serviço Social. 2009 Disponível em < http://www.funorte.com.br/files/servico-social/29.pdf> acessado em 18 de Maio de 2016.

BRAZ. Marcelo Moraes dos Reis; TEIXEIRA. Joaquina Barata. O Projeto Ético Político do serviço social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais. Conselho Federal de Serviço Social. 2009.
CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina. Tradução de José Paulo Netto e Balkys Villalobos. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CFESS. Código de Ética do/da assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 9. Ed. rer. e atual. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2012.

FALEIROS, Vicente de Paula. A política social no Estado Capitalista. 8ª ed. rev. São Paulo: Cortez. 2000.

IAMAMOTO, Marilda Villela O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Marilda Villela Iamamoto. - 3. ed. - São Paulo, Cortez, 2000.

PAULO NETTO, José. A Construção do Projeto Ético Político do Serviço Social. Redigido em 1999 e originalmente publicado no módulo 1 de Capacitação em Serviço Social e Política Social: Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD/UnB, 1999. Disponível em< http://welbergontran.com.br/cliente/uploads/4c5aafa072bcd8f7ef14160d299f3dde29a66d6e.pdf> acessado em 28 de Abril de 2016.

______. O movimento de reconceituação 40 anos depois. In: Serviço Social e Social, nº 84, Novembro de 2005, p. 05-18.

______ Introdução ao método na teoria social. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social, Direitos e competências profissionais. Programa de Capacitação continuada para assistentes sociais. ABEPSS/CEFSS: 2009.

PEREIRA, Potyara A. P. Necessidades humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. – 5ª ed. – São Paulo: Cortez, 2008.

SOUSA, Charles Teniolo de. A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. UNIGRANRIO, 2006. Disponível em acessado em 19 de Setembro de 2017.

YASBEK. Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Conselho Federal de Serviço Social. 2009.
Publicado
2018-03-31
Seção
Artigos