EDUCAÇÃO FINANCEIRA E OS CONTOS INFANTIS:

UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DA APLICAÇÃO DOS CONTOS INFANTIS COMO ARTIFÍCIO DIDÁTICO

Palavras-chave: educação financeira, contos infantis, consumo.

Resumo

A Educação Financeira (EF) abordada na Educação Infantil favorece a possibilidade de aprendizado associado a questões práticas da vida. Respeitando seu estágio cognitivo, a EF permite que a criança possa entender questões relacionadas ao seu próprio cotidiano, pois ela experiência relações financeiras, a partir do convívio com seus familiares, na ida ao comércio e nos desejos atendidos, vedados devido à realidade financeira da família. Nesse sentido, a EF é uma possibilidade para a criança entender estas relações e com isso desenvolver capacidades cognitivas que lhe permitam enfrentar esses dilemas da vida. O fato é que a efetivação de uma aprendizagem financeira significativa para crianças, deve ser respaldada por metodologias didáticas que favoreçam essas compreensões. Desta forma, este artigo busca a partir dos contos infantis um artifício didático-pedagógico que oportunize este desenvolvimento. O objetivo do artigo é contribuir para a inserção de situações didáticas que envolvam educação financeira e contos infantis. Dessa forma a metodologia consistiu em alinhar: a psicanálise dos contos de fadas de Bettelheim (2002), as habilidades e competências a serem trabalhadas pela literatura infantil segundo a BNCC (2018), junto com os estudos acadêmicos encontrados, sobre EF na Educação Infantil e os eixos temáticos da ENEF (2010). A inserção de práticas que oportunizem uma aprendizagem significativa, relacionada à Educação Financeira, possibilita que a criança desenvolva competências e habilidades que irão lhe ajudar ao longo da vida. Os contos infantis são uma possibilidade metodológica, pois oportunizam, entre outros aspectos, trabalhar com questões internas do ser humano.

Biografia do Autor

Kátia Regina Martins Pereira, UFPR

Mestranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Graduada ( Licenciada) em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina . Especializada em Educação Especial e Psicomotricidade. É docente nas Escolas Municipal Zelia Cerantto Rivato e Francisco dos Santos Júnior na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial . Atualmente além de lecionar desenvolve projeto de  Xadrez Escolar.

Jocimara Andrade de Lara, UFPR

Mestranda pelo setor Educação e Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná.  Graduação em Pedagogia pela Unidade de Ensino Superior Expoente(2007), especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana Do Estado de São Paulo(2021), especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2020), especialização em Especialização em Gestão escolar: Coordenação Pedagógica pela Faculdade Internacional de Curitiba(2009) e especialização em Educação Inclusiva pela Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba(2020). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Araucária e professora da Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Everton Antunes, UFPR

Graduação em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2021). Mestrando pela Universidade Federal do Paraná no stor Educação em Ciênciase e em Matemática.

Ruth Margareth Hofmann, UFPR

Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora do curso de graduação em Engenharia de Produção e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR.

Carolina Sanches da Cruz Tomasczeski Wilhelms, UFPR

Graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Politicas Educacionais pela UFPR. Atuo como profesora de Educação Infantil a 10 anos. Atualmente sou funcionaria da SME de Curitiba. Fez disciplina isolada no programa de mestrado do PPGECM - UFPR "Educação Financeira". 

Viviane Aparecida Assunção Siquinele, UFPR

Mestranda em Educação em Ciências e em Matemática, pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Possui graduação em Pedagogia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (1998); Especialização em Arte como princípio educativo na Edução Inclusiva pela FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ (1999); especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA pela FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA (2007), especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela FACULDADE METROPOLITANA DO ESTADO DE SÃO PAULO (2022); está cursando especialização em PSICOMOTRICIDADE na FACULDADE METROPOLITANA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Atualmente é pedagoga - CMAEE Dr Francisco Antonio Marçallo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Referências

PEREIRA, Kátia Regina Martins Pereira; WILHELMS, Carolina Sanches da Cruz Tomasczeski; ANTUNES, Everton; DE LARA, Jocimara Andrade; HOFMANN, Ruth Margareth; SIQUINELE, Viviane Aparecida Assunção. Educação Financeira e os Contos Infantis: Uma Análise Metodológica da Aplicação dos Contos Infantis Como Artifício Didático. 2023.
Publicado
2025-02-25