CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DE CRECHES
Resumo
Concebendo criança como sujeito de direitos de vivências e desenvolvimentos, as creches
e pré-escolas precisam construir currículos para a educação infantil que potencialize o
desenvolvimento integral, com base na BNCC que organiza o currículo da educação infantil em
campos de desenvolvimento e aprendizado e direitos de conviver, brincar, participar, explorar,
expressar e conhecer-se. Este trabalho investiga concepções de professoras da Educação Infantil
sobre o trabalho curricular com os “campos de experiências e direitos de aprendizagem e
desenvolvimento” conforme a BNCC. A pesquisa realizada em duas etapas, primeira, bibliográfica e
documental, em que revisamos as concepções históricas, conceitos sobre a infância, criança e
educação infantil, e currículo na Educação Infantil, e documentos que amparam os direitos da criança
e da infância; a segunda, um estudo de caso. De abordagem qualitativa, nossos resultados sinalizam
que a implementação da BNCC-EI tem dificuldade nas creches e pré-escolas em função da não
formação de professoras em atuação para trabalhar nessa nova perspectiva de currículo e de
trabalho com bebês, as crianças bem pequenas e as crianças pequenas da educação infantil
municipal.
Referências
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