CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DE CRECHES

  • Cleonici Araujo Coelho Universidade Federal do Tocantins
  • Jocyléia Santana dos Santos UFT

Resumo

Concebendo criança como sujeito de direitos de vivências e desenvolvimentos, as creches
e pré-escolas precisam construir currículos para a educação infantil que potencialize o
desenvolvimento integral, com base na BNCC que organiza o currículo da educação infantil em
campos de desenvolvimento e aprendizado e direitos de conviver, brincar, participar, explorar,
expressar e conhecer-se. Este trabalho investiga concepções de professoras da Educação Infantil
sobre o trabalho curricular com os “campos de experiências e direitos de aprendizagem e
desenvolvimento” conforme a BNCC. A pesquisa realizada em duas etapas, primeira, bibliográfica e
documental, em que revisamos as concepções históricas, conceitos sobre a infância, criança e
educação infantil, e currículo na Educação Infantil, e documentos que amparam os direitos da criança
e da infância; a segunda, um estudo de caso. De abordagem qualitativa, nossos resultados sinalizam
que a implementação da BNCC-EI tem dificuldade nas creches e pré-escolas em função da não
formação de professoras em atuação para trabalhar nessa nova perspectiva de currículo e de
trabalho com bebês, as crianças bem pequenas e as crianças pequenas da educação infantil
municipal.

Biografia do Autor

Cleonici Araujo Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela UFT. Pedagoga. Docente do Sistema de Educação Municipal de
Cristalândia TO. http://lattes.cnpq.br/6635742474081834 https://orcid.org/0000-0002-2069-4391.

Jocyléia Santana dos Santos, UFT

Pós-Doc. pela UEPA. Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Sócia ANPEd GT 2 -
História da Educação. Líder de grupo de pesquisa em História, Historiografia CNPq/UFT.
 http://lattes.cnpq.br/8198025782417839 https://orcid.org/0000-0003-2335-121X

Referências

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Publicado
2024-03-15