GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EAD EM PALMAS-TO

  • Cláudia Nolêto Maciel Luz Faculdade ITOP
  • Doriane Braga Nunes Bilac Faculdade ITOP
Palavras-chave: competências, pessoas e avaliação

Resumo

As competências servem de padrão para analisar as demais pessoas da empresa e para orientar os processos de seleção, escolha, avaliação para desenvolvimento e orientação do processo de capacitação. A avaliação de desempenho é a apreciação sistemática de um subordinado segundo um trabalho feito, suas aptidões e outras qualidades necessárias à boa execução do seu trabalho. Este estudo teve como objetivo analisar o sistema de avaliação de desempenho de uma Instituição de Ensino Superior, sob a ótica dos colaboradores. Como metodologia utilizou-se a Pesquisa descritiva, de caráter quantitativo e qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e o questionário. Além de disso, foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica, que fez o embasamento teórico da pesquisa. A empresa estudada não trabalha com um sistema de avaliação sistematizado e as promoções, méritos e transferências são realizados de acordo com o que o Supervisor de cada área apresenta à Diretoria. Demonstrou interesse pelo sistema, por ser algo que poderá fazer com que a empresa descubra pessoas com grandes talentos e que se encontram em áreas inadequadas na organização. A maioria dos colaboradores pesquisados apontou como favoráveis os seguintes aspectos: clareza das competências necessárias para o cargo no momento da contratação, conhecimento das competências desenvolvidas, clareza em relação às expectativas da empresa em termos de atribuições, responsabilidades e requisitos de acesso. Uma oportunidade de melhoria é o fato de considerarem que as informações relacionadas às atribuições, responsabilidades e competências da empresa precisam melhorar. A maioria também considera que precisa conhecer melhor suas competências, querem avaliar competências pouco desenvolvidas, gostaria de ser avaliado em relação à sua empregabilidade no mercado e gostaria de ser melhor informada sobre as competências necessário para o cargo em que ocupa.

Referências

ARAUJO, Luis Cesar. Gestão de Pessoas. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BORGES-ANDRADE, Osvaldo, et al. Pessoas.Desempenho e Salários. Rev.Adm.Publica, Rio de Janeiro,v 40,n. 5, Oct. 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.
BITTECOURT, Fernando Zacarias.Avaliação de desempenho:nova abordagem.São Paulo: LTr, 2004.
BRANDAO, Guimarães. Recursos Humanos: O capital humano das organizações. 8 ed. São Paulo, Gente, 2001.
CARBONE, Augusto Jose. erenciando Pessoas.São Paulo: Makron Books, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro, 2010.
CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier,1981.
DEMO, Gisela. Políticas de Gestão de Pessoas nas organizações. São Paulo, 2005.
DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para gestão de Pessoas na empresa moderna. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FLEURY, Maria Tereza. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.
GIL, A.C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
GIL, Antonio Carlos. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 1994.
GRANIGMA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão de dos talentos. 2 ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.
HONORIO, Adalberto. Competências & Competitividade. São Paulo. 3 ed. Saraiva, 2008.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita.A pesquisa e a construção do conhecimento cientifico:do planejamento aos textos, da escola á academia. 3 ed. São Paulo: Rêspel, 2007.
QUERIDO, Edna Maria, Gestão Integrado de Organizações. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
RESENDE, C. F.Avaliação do desempenho organizacional da empresa familiar Industrias Alfa S.A.com base no modelo de estratégica.Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003.
KANANE, Roberto. Comportamento Humano nas Organizações. 2.ed.São Paulo: Atlas, 1999.
Publicado
2018-03-31
Seção
Artigos