A IMPORTÂNCIA DE PALESTRAS PRESENCIAIS PARA AMPLIAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

  • Alexandre Santos de Alencar Universidade Veiga de Almeida
  • Cristiane da Silveira Fiori
  • Guilherme Silva dos Santos Teixeira
  • Hiago Alexsander de Lima
  • Marcia Vania Vieira Lopes
  • Matheus Victor Cavalcanti da Costa
  • Tiago Mendonça Esteves
Palavras-chave: Divulgação científica. Palestras presenciais. Aprendizagem colaborativa.

Resumo

Desenhado para ser um espaço presencial de discussão científica através da realização de ciclos de palestras presenciais, contribuindo para uma melhor formação acadêmica/científica dos estudantes das áreas da vida e da saúde da Universidade Veiga de Almeida, o projeto Café com Ciência BIO UVA foi criado em 2017 e desenvolvido até o início de 2020. Este artigo apresenta a análise do banco de dados sobre essa estratégia de divulgação científica após o período de realização. Os dados analisados mostram que foram realizadas 66 palestras científicas presenciais, com 2.271 participantes registrados no livro de atas do projeto, com média de 34±16 pessoas por palestra, com a participação de 63,2% de mulheres e 36,8% de homens. Dentre essas palestras presenciais, 37 foram realizadas por homens e 29 por mulheres, representando 20 instituições nacionais de ensino, pesquisa ou extensão. Por sua vez, o maior número de docentes (35%) foi formado por professores da Universidade Veiga de Almeida (UVA), seguidos por 18% da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, os dados do projeto relativos à sua página no Facebook mostraram que durante o período analisado foram observados 790 seguidores, a maioria deles entre 18 e 24 anos de idade, e 68% representavam mulheres. O desenvolvimento das palestras presenciais no contexto do Café com Ciência BIO UVA permitiu aos seus usuários interagir com diferentes pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico, sendo uma eficiente estratégia de divulgação científica. Além disso, sua página no Facebook ampliou significativamente seu alcance no universo online.

Publicado
2024-11-12
Seção
Artigos em Fluxo Contínuo