AQUILOMBAMENTO FEMININO: A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES NA PRESERVAÇÃO DOS FESTEJOS TRADICIONAIS RELIGIOSOS DO QUILOMBO POÇO DANTAS EM ALMAS TOCANTINS

Resumo

 

Resumo: O trabalho versa sobre o empoderamento feminino na luta pela permanência do quilombo Poço Dantas. Investigar os saberes e fazeres tradicionais das mulheres desse território e suas contribuições na luta pela permanência desse quilombo, descrevendo suas vivências, são objetivos desta pesquisa. A comunidade quilombola Poço Dantas está localizada na região sudeste do Estado do Tocantins, na mesorregião de Dianópolis ocupada por vinte municípios e com cinco comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares. Ao delimitar essa região, investigamos os saberes e fazeres tradicionais da comunidade e como esse legado cultural é socializado às novas gerações. Foram utilizadas técnicas de pesquisa/coleta de dados, entrevistas, figuras gráficas, para assim descrever as vivências dessas mulheres que possuem suas raízes educacionais e culturais na comunidade quilombola Poço Dantas. Com isso, serão retratados saberes e fazeres tradicionais comumente invisibilizados pela sociedade, pela Universidade e pela pesquisa em educação. Saberes e fazeres tradicionais importantes no processo de aquilombamento e empoderamento feminino dessas mulheres, historicamente colocadas às margens da vida social, cultural e educacional assim como reprimidas pelo racismo estrutural.

Biografia do Autor

Maria Livia Rodrigues, UFT/IFTO

Mestrado em Educação pela UFT. Técnica do IFTO de Dianópolis/TO. Membro do grupo de pesquisa CNPq Gepce/Minorias. É remanescente quilombola, membro da Comunidade Quilombola Poço Dantas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1518545815995826. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-1590-0201.

VALTUIR SOARES, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorado em Ciências Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Brasil(2022)
Membro Fundador da ACADEMIA TOCANTINENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ATOCCON, Brasil. 

Paulo Fernando de Melo Martins, PPPGE/UFT

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente do PPPGE/UFT. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2661972458974754. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3551-8363.

Publicado
2024-02-29